Recentemente a Prefeitura Municipal de São Vicente abriu 700 vagas para concurso público em diversos setores. Dentre estas vagas, cinco são destinadas para Tecnólogo em Gerontologia e Desenvolvimento Social.

A Universidade Santa Cecília (UNISANTA), em 2006, lançou o curso de Tecnólogo em Gerontologia e Desenvolvimento Social, pioneiro na Baixada Santista, dirigido às pessoas que trabalham com idosos. O curso lançou em 2006 Gerontologos, que estão sendo muito requisitados no mercado de trabalho.

Dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam um aumento de mais de 17 anos na expectativa de vida da população, ou seja, o povo brasileiro irá morrer cada vez mais velho. Por esta razão (necessidade do mercado, e pelo aumento da longevidade no país), há a necessidade de implementar políticas de saúde pública e educacional direcionada ao idoso.

Neste contexto a UNISANTA criou o curso, visando ao bem estar social das pessoas daquela faixa populacional. De acordo com dados do Ministério da Saúde, os idosos representam cerca de 18 milhões de brasileiros e a cada ano, mais de 650 mil ultrapassam os 60 anos no país.

Segundo Cristina Camargo de Almeida, formada em 2006, o curso abriu inúmeras oportunidades, uma delas foi o recente livro de “Quitutes de Lembrança, um exercício de memória”, lançado em 2007, que trabalha com receitas culinárias e com a memória dos idosos.

Recentemente Cristina foi convidada para fazer uma palestra na Cecom (Centro de Convivência dos Idosos) de Praia Grande, ela irá explicar aos idosos a importância da Gerontologia, bem como difundir a idéia da necessidade das prefeituras adotarem esta ciência em suas políticas de saúde. “A gerontologia é cada vez mais essencial ao tratamento do idoso”, afirma Cristina.