A maratonista aquática pan-americana da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Ana Marcela de Jesus Cunha, conquistou. Na manhã deste domingo (28), na Praia de Camburi, em Vitória, no Espírito Santo, o bicampeonato brasileiro antecipado em provas de águas abertas na distância de 5 km, repetindo o seu desempenho na competição de 10 km.
Ana Marcela completou a prova, denominada Troféu Maurício Ribeiro de Souza, com o tempo de 1h02m40, com a vantagem de 1m02 sobre a segunda colocada, a capixaba Maria da Penha, a Pepenha. Marina Barti, também capixaba, chegou em terceiro, completando o pódio. A nadadora da UNISANTA ainda foi a segunda no geral, superada apenas pelo vencedor da categoria masculina, o gaúcho Carlos Pavão.
Com a vitória em Camburi, Ana Marcela chegou aos 73 pontos, contra 63 de Pepenha, que não pode mais superá-la, independente do resultado da quinta e última etapa do circuito, programada para o próximo final de semana, em Rio das Ostras, litoral fluminense, onde também ocorre a quarta e última etapa do Brasileiro de 10 km. Pelo regulamento do Brasileiro de 5 km, ao final das cinco etapas, são somados os pontos da três melhores colocações de cada nadador e como Ana Marcela venceu três da quatro provas – foi segunda na única em que não venceu – já disputadas, não pode mais se superada pos nenhuma das concorrentes. Pepenha, a vice-lider, soma três segundos lugares e um terceiro.