A II edição da Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi, competição organizada pela UNISANTA, que abriu o mais importante Circuito Mundial de Águas Abertas, o Fina 10 KM Marathon Swimming World Cup 2008, no dia 26 de janeiro, ganhou significativo contorno na mídia.
Ao longo do mês de janeiro, os preparativos e a prova em si foram enfocados pelos principais órgãos de imprensa do País. Na mídia impressa, a disputa, que reuniu a elite da natação internacional em águas abertas, com 92 atletas de 17 países, ganhou espaço nos principais jornais: O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, O Globo, Jornal dos Sports (Rio), Jornal do Brasil, Lance, Diário Catarinense, Zero Hora, A Tarde (Salvador), Correio da Bahia, Estado de Minas, A Tribuna, Expresso Popular, Diário do Litoral, Jornal da Orla, Boqueirão News , entre outros.
Na mídia eletrônica, o evento ganhou ênfase na Rede Globo de Televisão (Globo Esporte), Canal Sportv, ESPN Brasil, TV Tribuna, TV Mar, TV Brasil e transmissão ao vivo da prova pela Santa Cecília TV.

Os principais sites noticiosos também deram a devida cobertura. Entre eles: Lance Net, Globo.com, UOL Esporte, Terra, Gazeta Esportiva Net, Swim It Up, Best Swim (Blog do Coach).As imagens prova foram retransmitidas ainda por emissoras de TV da Rússia, Nova Zelândia, Espanha, Itália, França, Holanda, Venezuela, Argentina e Israel, entre outras, conforme informe da Federação Internacional de Natação (Fina).