Mais de 60 atletas de 15 países já têm presença confirmada na II Maratona Aquática internacional de Santos/Troféu Renata Agondi, competição que abre o mais importante circuito mundial de águas abertas, o Fina 10 KM Marathon Swimming World Cup – 2008, no próximo dia 26 de janeiro, no aniversário da Cidade de Santos.
A disputa envolverá os maiores nomes da natação mundial em águas abertas, além de servir de como única seletiva para a definição da equipe brasileira (dois homens e duas mulheres), que irá ao Mundial de Maratonas Aquáticas, em Sevilha 2008, na Espanha, competição que apontará os participantes das disputas de maratonas aquáticas dos Jogos Olímpicos de Pequim, na China.
Além do Brasil, estarão representados em Santos, na Praia do Boqueirão, nadadores da Alemanha, Argentina, Canadá, Chile, México, Estados Unidos, França, Holanda, Rússia, Equador, Nigéria, Espanha, Portugal e Itália. Os 17 integrantes da delegação russa, composta por dirigentes, técnicos e 11 atletas têm chegada prevista para o próximo dia 8 (terça-feira), já que farão pré-temporada no Brasil, com treinos diários na piscina da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, organizadora do evento.
Em concordância com as diretrizes da Federação Internacional de Natação (Fina), esta II Maratona Aquática internacional de Santos/Troféu Renata Agondi, terá uma dotação de U$ 20 mil, bem como pontuação correspondente para definição do ranking mundial, nas categorias feminina e masculina. Além de definir a equipe brasileira para o Mundial, a prova santista apontará nadadores nacionais para disputas de etapas européias do Circuito Mundial, a exemplo do ocorrido quando das seletivas para a definição da equipe pan-americana, na temporada passada.
TRAVESSIA NACIONAL – Com a proximidade do encerramento do prazo de inscrições com valores promocionais, cresce o volume de inscritos para a disputa da Travessia nacional de Santos/Troféu Renata Câmara Agondi, prova aquática de 1,2 km, que dará aos maratonistas aquáticos de todo o Brasil a única chance de estar ao lado dos maiores nomes do esporte em nível mundial, na manhã do próximo dia 26, aniversário da Cidade de Santos, na Praia do Boqueirão.
A prova, aberta a nadadores de todas as categorias e níveis de nado, servirá como preliminar para a disputa da II Maratona Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi, que abre o Circuito FINA World Cup – 2008, ainda neste mesmo dia 26, no mesmo local.
Já têm presença confirmada representantes de clubes, academias e instituições da Baixada, Capital, ABC, e Interior de São Paulo, como Circulo Militar e Clube Atlético Ypiranga, de São Paulo; Âncora, de Mogi das Cruzes; Clube Fonte São Paulo, de Campinas; Natação Mongaguá; Estilo do Corpo, Fit Santos e Krato, de Santos; Na Ativa/Prefeitura de Itatiba; Academia Medley, der Jaú; ADC Mercedes Bens e WMW Internacional Motores, entre outros.
A procura por inscrições é intensa e até o próximo dia 10 (quinta-feira), os valores ainda serão promocionais (R$ 25,00). Já do dia 11 ao dia 17, a taxa será de R$ 30,00. A expectativa é de que esta Travessia Nacional de Santos se transforme em uma grande festa do esporte,e envolvendo nadadores das mais diferentes idades e condição atlética. A premiação inclui mais de 140 troféus, bem como medalhas de participação.
INSCRIÇOES – Os interessados devem procurar a Secretaria de Esportes da UNISANTA, à Rua Lobo Vianna, 67, ou Rua Oswaldo Cruz, 277. Telefone (13) 3202.7126. Ou, se preferirem, através dos sites www.unisanta.br/maratona e www.maratonaaquatica.com.br. Nesta hipótese, o comprovante pagamento, mediante depósito bancário pode ser enviado, via fax, através dos números (11) 4127-6538, (13) 3234-5297 ou (11)4451-6116. Também pode ser enviado, via e-mail, para o endereço: harley@maratonaaquatica.com.br. O site www.ativo.com.br também está autorizado a receber inscrições. O depósito bancário deve ser feito em favor do Instituto Superior de Educação Santa Cecília – Banco Itaú – agência 2217 – c/corrente 03514-2, CNPJ 58.251.711/0001-19. Para maiores informações sobre a prova: (11) 3884-7557 ou (11) 8369-9226. Regulamento completo nos sites: www.unisanta.br/maratona ou www.maratonaaquatica.com.br .
A organização é da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com a chancela da Federação Aquática Paulista (FAP) e Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Apoio: Sistema A Tribuna de Comunicação; Prefeitura Municipal de Santos; Capitania dos Portos do Estado de São Paulo; 17º Grupamento de Bombeiros e Polícia Militar do Estado de São Paulo – 6º BPM/I. Supervisão Técnica e Arbitragem: Federação Aquática Paulista – FAP

.