Com a proximidade do encerramento do prazo de inscrições com valores promocionais, cresce o volume de inscritos para a disputa da Travessia nacional de Santos/Troféu Renata Câmara Agondi, prova aquática de 1,2 km, que dará aos maratonistas aquáticos de todo o Brasil a única chance de estar ao lado dos maiores nomes do esporte em nível mundial, na manhã do próximo dia 26, aniversário da Cidade de Santos, na Praia do Boqueirão.
A prova, aberta a nadadores de todas as categorias e níveis de nado, servirá como preliminar para a disputa da II Maratona Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi, que abre o Circuito FINA World Cup – 2008, ainda neste mesmo dia 26, no mesmo local.
Já têm presença confirmada representantes de clubes, academias e instituições da Baixada, Capital, ABC, e Interior de São Paulo, como Circulo Militar e Clube Atlético Ypiranga, de São Paulo; Âncora, de Mogi das Cruzes; Clube Fonte São Paulo, de Campinas; Natação Mongaguá; Estilo do Corpo, Fit Santos e Krato, de Santos; Na Ativa/Prefeitura de Itatiba; Academia Medley, der Jaú; ADC Mercedes Bens e WMW Internacional Motores, entre outros.
A procura por inscrições é intensa e até o próximo dia 10 (quinta-feira), os valores ainda serão promocionais (R$ 25,00). Já do dia 11 ao dia 17, a taxa será de R$ 30,00. A expectativa é de que esta Travessia Nacional de Santos se transforme em uma grande festa do esporte,e envolvendo nadadores das mais diferentes idades e condição atlética. A premiação inclui mais de 140 troféus, bem como medalhas de participação.
INSCRIÇOES – Os interessados devem procurar a Secretaria de Esportes da UNISANTA, à Rua Lobo Vianna, 67, ou Rua Oswaldo Cruz, 277. Telefone (13) 3202.7126. Ou, se preferirem, através dos sites www.unisanta.br/maratona e www.maratonaaquatica.com.br. Nesta hipótese, o comprovante pagamento, mediante depósito bancário pode ser enviado, via fax, através dos números (11) 4127-6538, (13) 3234-5297 ou (11)4451-6116. Também pode ser enviado, via e-mail, para o endereço: harley@maratonaaquatica.com.br. O site www.ativo.com.br também está autorizado a receber inscrições. O depósito bancário deve ser feito em favor do Instituto Superior de Educação Santa Cecília – Banco Itaú – agência 2217 – c/corrente 03514-2, CNPJ 58.251.711/0001-19. Para maiores informações sobre a prova: (11) 3884-7557 ou (11) 8369-9226. Regulamento completo nos sites: www.unisanta.br/maratona ou www.maratonaaquatica.com.br .
A organização é da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com a chancela da Federação Aquática Paulista (FAP) e Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Apoio: Sistema A Tribuna de Comunicação; Prefeitura Municipal de Santos; Capitania dos Portos do Estado de São Paulo; 17º Grupamento de Bombeiros e Polícia Militar do Estado de São Paulo – 6º BPM/I. Supervisão Técnica e Arbitragem: Federação Aquática Paulista – FAP

INTERNACIONAL – A II Maratona Aquática internacional de Santos/Troféu Renata Agondi, competição, que abre o mais importante circuito mundial de águas abertas, o Fina 10 KM Marathon Swimming World Cup – 2008, reunirá os maiores nomes da natação mundial em águas abertas, além de servir de como única seletiva para a definição da equipe brasileira (dois homens e duas mulheres), que irá ao Mundial de Maratonas Aquáticas, em Sevilha 2008, na Espanha, a prova reunirá, uma vez mais, os maiores nomes do mundo em águas abertas.
Em concordância com as diretrizes da Federação Internacional de Natação (Fina), a prova, além da distância olímpica de 10 km, terá uma dotação de U$ 20 mil, além de pontuação correspondente para definição do ranking mundial, nas categorias feminina e masculina.
Além de definir a equipe brasileira para o Mundial, a prova santista apontará nadadores nacionais para disputas de etapas européias do Circuito Mundial, a exemplo do ocorrido quando das seletivas para a definição da equipe pan-americana.