Maior destaque das provas de nado livre da categoria S13 (deficiência visual), o grego Charalampos Taiganidis, a “grande pedra” no sapato do nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, Carlos Alonso Farrenberg (Bartha Engenharia/Loterias Caixa), surpreendeu na final dos 200m medley, na manhã desta sexta-feira, conquistando prata, com o tempo de 2m16s95.
Ele só ficou atrás apenas do campeão e recordista mundial, o ucraniano Oleksii, que baixou sua marca recorde do mundo de 2m16s32 (estabelecida nas eliminatórias) para 2m13s84. Dmytro Aleksyeyev, também da Ucrânia, foi bronze, com 2m17s13.
Vencedor dos 100 metros nado livre, com nova marca mundial (53s37), o grego Charalampos Taiganidis, foi bronze nos 400 metros nado livre, e é o atual detentor do recorde mundial dos 50 metros nado livre, com 24s51. Nas eliminatórias dos 200 metros medley, o grego havia obtido apenas o sétimo tempo, com 2m24s19.
Esses números, somados ao fato de que Carlos Farrenberg terminou em quinto lugar nas provas de 400 e 100 metros nado livre, evidenciam a força do nadador grego, o qual Farrenberg tem como parâmetro. “Minha intenção é a de, no mínimo, aproximar meus tempos das marcas estabelecidas por ele (Taiganidis), o que, com toda certeza me aproximará do pódio”, destaca o nadador santista.
Nas eliminatórias dos 200 metros medley, Carlos Farrenberg nadou para 2m34s19, baixando seu tempo pessoal em mais de um segundo, mas não o suficiente para chegar à final. “Sabia de antemão que esse seria um objetivo praticamente impossível neste momento, mas minha participação buscava não só melhorar meu tempo como me manter no foco e em ritmo forte de competição, algo que me parece indispensável para a preparação para os 50 metros nado livre”, concluiu.