A busca por um estágio de verdade e um aprofundamento na realidade da Vila Alemoa. Temas distintos, mas com objetivos e resultados semelhantes: vitória dos alunos de Publicidade e Propaganda (cartaz) e Jornalismo (informativo impresso), da Universidade Santa Cecília (Unisanta).

No dia 6/8, o jornal-laboratório Primeiro Texto – Especial Alemoa, desenvolvido no ano passado, por alunos do então 2º ano de Jornalismo, sagrou-se o melhor veículo impresso informativo universitário do País na Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) 2008, realizado em Natal (RN), principal evento envolvendo faculdades de comunicação no Brasil. O Expocom faz parte do 31º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.

O jornal, que já havia vencido a seleção da Região Sudeste do Expocom, foi representado pela aluna Sheila Almeida, uma das editoras da publicação. Também participaram da edição os futuros jornalistas Douglas Luan da Silva, Aline Monteiro (diagramação) e Jeifferson Moraes (fotografia). A orientação foi dos professores Fernando de Maria, Luis Carlos Bezerra, Valéria Nader e Fernando Cláudio Peel. A equipe de repórteres foi composta por outros 33 estudantes do curso.

O trabalho exigiu várias visitas dos alunos à comunidade da Vila Alemoa, na Zona Noroeste, em Santos (SP), em um período de dois meses,. Além disso, os alunos envolvidos, mesmo já em suas férias, foram à Universidade para concluir o fechamento da edição, que, depois de concluída, foi endereçada aos moradores do bairro santista e às autoridades locais. De lá para cá, a construção de uma escolinha de judô para as crianças da comunidade e a criação de um curso específico para confecção de artesanato visando o mercado foram algumas das conquistas do projeto.

Publicidade e Propaganda – Alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Unisanta foram os vencedores, na categoria Cartaz, do Festival Universitário de Propaganda (Fest-Up), principal evento da área no meio universitário, organizado pela Associação dos Profissionais de Propaganda (APP). O cartaz, contendo a imagem de um aluno vestido de copeira com uma bandeja na mão, foi intitulado de 21º Fest-Up: Conquiste um estágio de verdade, com a intenção de dizer que, indo ao evento, aumentava-se a oportunidade de um bom estágio.

Dois alunos vestidos de copeiras deixavam, na mesa do palestrante, uma xícara com café e os dizeres: ‘Pronto, estamos aqui. Queremos um estágio de verdade’. Atrás deles, outros dois alunos vinham com setas gigantes, com a frase ‘Pô gente, dá um estágio pra ele’. Os trajes eram uma alusão à prática de algumas empresas obrigarem o aluno a fazer todo o tipo de serviço.
“O publicitário Marcio Santoro viu nossas ‘copeiras’ e a placa pedindo estágio e os chamou para o palco. Resultado: ganharam um estágio na África, agência de um dos publicitários mais famosos do Brasil, Nizan Guanaes”, contou Renata Alcalde, professora e responsável pela Agência Universitária de Publicidade da Unisanta.

Participaram do projeto as “copeiras” Oswaldo Barthalo Neto e Rafael Lopes da Silva, além dos estudantes Larissa Duarte, Igor Vilchez, Rafael Campos, André Luz, Wagner Greco, Daniel Martins e Guilherme Barros.

O Fest-Up foi realizado na FAAP (Faculdade Armando Alvares Penteado), em São Paulo.
Foto: Gisele Marin (Alunos de Publicidade e Propaganda).