Depois da vitória na última etapa do Brasileiro de 5 km, em Rio das Ostras, no Litoral Fluminense, o nadador Luiz Lima, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA)/Oi, deu mais uma prova de que é realmente o Rei do Rio. Mesmo com o mar bastante mexido, ele precisou de 45m23 para completar, na primeira posição, os 3,5 km da I Travessia de Copacabana, realizado no final de semana, no Rio de Janeiro.
Organizada pela Federação Aquática do Rio de Janeiro e pela empresa Luarsa, responsável pela cronometragem e estatísticas dos campeonatos brasileiros de maratonas aquáticas, a prova foi organizada para suprir o vazio deixado pelo cancelamento da edição de 2007 da tradicional Travessia dos Fortes.
Pentacampeão da Travessia dos Fortes, Luiz Lima terminou a I Travessia de Copacabana, com uma boa vantagem sobre os seus mais diretos competidores. O segundo colocado, Luiz Felipe Freire, chegou depois de cerca de 5 minutos, com 50m07, na mesma condição do terceiro colocado, Rodrigo Luiz Lopes, com 50m16.