No melhor desempenho qualitativo de sua história, a natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) conquistou o tricampeonato Estadual Juvenil de Verão/Troféu Ronaldo de Souza Passos, em disputa encerrada na manhã deste domingo (11), em sua piscina longa (50 metros), em Santos. Os nadadores comandados pelos técnicos Fábio Massaini, o Binho, e Joel Moraes Santos Júnior, tiveram o domínio absoluto da competição desde a abertura da primeira fase, quando registrou recordes paulista e de campeonato nas duas primeiras provas. A UNISANTA esteve à frente em todas as parciais de pontuação.
A UNISANTA venceu na contagem geral de pontos, com 2.842 pontos, 380 a mais que o vice-campeão, Esporte Clube Pinheiros, com 2.462 pontos. O Corinthians terminou na terceira posição, com 2.105, 50 pontos, seguido ainda pelo Ser/São Caetano, com 830, e Paineiras, 629. O Paulista Juvenil de Verão reuniu 47 equipes, com 282 atletas.
Além disso, as performances de suas principais nadadoras, Isabelle Longo, juvenil II, e Ana Marcela de Jesus Cunha, juvenil I, foram coroadas com oito medalhas de ouro em provas individuais e, o que é melhor, e evidencia a qualidade do trabalho desenvolvido na instituição: juntas, elas registraram sete recordes, sendo dois paulistas e cinco de campeonato.
A natação da UNISANTA também foi a melhor em termos de recordes, estabelecendo um total de 11, sendo quatro paulistas e sete de campeonato. A representação santista também dominou no quadro de medalhas, com um total de 33, sendo 17 de ouro (quatro a mais que o EC Pinheiros), 12 de prata e quatro de bronze.
Por categoria, a UNISANTA ainda terminou em primeiro lugar na Juvenil II feminino, com 995 pontos, e no juvenil II masculino, com 680 pontos, além de terminar na segunda colocação na juvenil I feminino, com 809 pontos, e na juvenil I masculina, com 581 pontos.
Com o tricampeonato no Paulista Juvenil de Verão, a UNISANTA soma três títulos estaduais em cinco disputados até aqui. Na temporada de inverno, a instituição de ensino santista já havia vencido as competições infantil e de júnior & sênior, além de obter o terceiro lugar na juvenil e o quarto, na petiz. Até o final do ano, serão mais três competições: petiz, júnior & sênior e infantil.
O Paulista Juvenil ainda evidenciou as excelentes condições da piscina longa do Conjunto Aquático Wilson Silva Castro, da UNISANTA. “O número de recordes paulistas e de campeonato atestam claramente isso”, comemora o presidente da Associação Santa Cecília Esportes e Pro-Reitor Administrativo da UNISANTA, Marcelo Teixeira. Foram 25 recordes no total, sendo oito paulistas e 17 de campeonato.
ÚLTIMAS MEDALHAS – Nas provas de revezamento 4×100 metros nado livre, que encerram o programa de 64 provas do paulista Juvenil de Verão, a UNISANTA ainda somou as seguintes medalhas: prata, com o juvenil II feminino, em 4m05s02; prata, com o juvenil I feminino, em 4m19s40; e ouro no juvenil II masculino, em 3m44s58.
Para maiores informações acesse a página da competição, no site da Federação Aquática Paulista:
http://www.aquaticapaulista.org.br/eventos.php?evento=559