Acordar cedo, fazer musculação, almoçar, descansar, treinar de novo, ir para a faculdade e dormir. Essa é a rotina da nadadora Lílian de Paula Cerroni, convocada para nadar os 200m medley nos Jogos Pan-americanos Rio 2007.
Cursando o último ano de Publicidade e Propaganda na Unisanta, Lílian tem que dividir sua atenção dos treinos com o trabalho de conclusão de curso, mas isso não parece atrapalhar seu desempenho em nenhuma das duas áreas.
Na opinião da nadadora, o segredo do sucesso é a alimentação, mas o apoio das pessoas que gosta também é fundamental. Em função disso, Lilian só tem a agradecer às meninas que moram na república com ela, seus irmãos e o namorado Marcus, que estão sempre ao seu lado dando a maior força.
Natural de Nova Granada, interior de São Paulo, a atleta se mudou para Santos em 2002, após nadar pelo Vasco da Gama por três anos, e encontrou a estrutura que precisava para melhorar ainda mais seus resultados. Ela possui inúmeras medalhas de Troféu Brasil e Finkel nas provas de medley, além de títulos sul-americanos de categoria e absolutos.
Lílian acredita que a melhor competição de sua vida é o Pan-americano que está por vir e espera dar o melhor de si e se classificar para a final. Para ela, a sensação de participar de um evento como esse é ótima, especialmente por ser no Brasil e poder contar com a torcida, que será uma motivação a mais.
O maior sonho da nadadora é se tornar uma profissional bem-sucedida e reconhecida, bem como constituir uma família. Após se formar, ela pretende fazer especialização na área de planejamento e organização de eventos, onde quer atuar.
Treinar no frio e deixar de sair com os amigos são os maiores sacrifícios que a atleta enfrenta pelo esporte e, para não deixar que esses fatores se transformem em uma tortura, ela se concentra no trabalho e pensa que ao final de cada etapa haverá um período de descanso.
Nadar desde criança é uma realidade para Lílian, que deu suas primeiras braçadas aos 3 anos e começou a disputa por medalhas aos 10. Dos tempos de criança e da vida no interior, ela diz que sente falta dos amigos de infância e dos tempos de colégio.
Ficar em casa sem fazer nada, navegar na internet, assistir MTv e dormir fazem parte da rotina das horas vagas da atleta, já que o ritmo de treinamento não permite nada muito mais ousado que isso. “Se for acompanhado de uma boa massa é melhor”, diz.
Lílian não se considera uma pessoa supersticiosa, nem possui manias. Seu maior defeito é ser brava, mas a alegria é sua qualidade mais marcante e acaba se sobressaindo.