O nadador para-atleta Clodoaldo Silva é o ídolo de Ana Marcela de Jesus Soares da Cunha, nadadora da UNISANTA, que disputará a prova de maratonas aquáticas (10 km), nos Jogos Pan-americanos Rio 2007. Com apenas 15 anos, essa baianinha já se acostumou com a vida na nova cidade e já mostrou para que veio.
Dona de uma grande determinação, poucas são as coisas que parecem assustar Ana Marcela, e as provas longas no mar estão longe de ser uma delas. Ela começou a nadar aos 2 anos de idade, e diz que até gosta de nadar em piscina, mas suas grandes paixões são o mar e as maratonas aquáticas.
Nos dias de folga do treino, ela se diverte jogando vídeo-game e navegando na internet, e embora muito nova, conta que já se acostumou com a vida de atleta e não sente muita falta de ir ao shopping ou sair com as amigas.
Todo esse sacrifício é bem recompensado pelos resultados que Ana Marcela vem obtendo nas últimas competições e o ano de 2006 é uma prova disso: ela foi campeã brasileira de Maratonas Aquáticas; campeã sul-americana nas provas de 5 e de 10 quilômetros e campeã da Travessia dos Fortes.
No Campeonato Mundial da Itália, em 2006, que ela avalia como a melhor competição de sua carreira, a nadadora ficou em décimo-primeiro lugar e aprendeu muita coisa.
Lançar um objetivo e correr atrás dele é a dica que Ana Marcela dá para alcançar o sucesso, além de treinar bastante! Ela diz que gostar muito de treinar é sua maior qualidade e por isso, pensar em natação o dia inteiro é totalmente normal em sua vida.
Para agradá-la, basta fazer um convite para um restaurante de massas, sua comida preferida, e não há restrições, pois ela vai gostar se servirem uma simples macarronada ou uma lasanha bem incrementada. Segundo Ana, comer demais é seu maior defeito, mas em função do grande volume de treino trata-se de um fato justificável.
Na Bahia, a nadadora treinava sozinha e neste ano o maior fator de motivação para ela é a equipe. “Adoro os treinos de sábado, quando todo mundo treina junto, e mesmo que meu treino não seja igual, eu me sinto muito motivada”, conta.
O dia-a-dia dela não é muito fácil, acordar às 5 horas da manhã pra cair na água, ir pra escola, voltar pra casa, almoçar, tirar uma soneca, levantar para treinar de novo, fazer parte física, voltar para casa, jantar e dormir para começar tudo de novo no outro dia. Haja disposição!
Com tanto treino e sacrifícios, Ana Marcela vai para o Pan em busca de uma medalha. “Pelo menos uma de terceiro lugar”, diz com entusiasmo. Para ela, conseguir a vaga foi um alívio depois de tanto treinar e se concentrar nesse objetivo.
A única dificuldade que ela diz ter encontrado nesse tempo é a inveja, que além de incomodar, atrapalha muito. A atleta conta que até na sua vinda para Santos no começo deste ano, ela teve que escutar a opinião dos invejosos que queriam fazê-la mudar de idéia.
Para o futuro, Ana Marcela pensa em se formar em medicina e se especializar na área esportiva, onde quer atuar.