Líder do ranking mundial de maratonas aquáticas, com as colocações que refletem os resultados da primeira etapa, na Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi, disputada em janeiro, Ana Marcela Cunha, atleta da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, acaba de receber o Troféu El Delfin (O Golfinho), outorgado pela Ordem dos Caballeros da Natacion Sudamericana.
A distinção decorre do fato de a nadadora da instituição de ensino santista ter sido apontada como a melhor atleta de maratonas aquáticas no V Campeonato Sul-Americano de Esportes Aquáticos, disputado na Argentina, nas cidades de Santa Fé e Mar del Plata.
Ana Marcela venceu, de forma absoluta, as provas de 5 e 10 km, além e ter sido um dos destaques da equipe brasileira nas competições de natação em piscina.
Agora, na condição de número 1 do ranking da Federação Internacional de Natação (FINA), com 20 pontos, ela se prepara para encarar a segunda etapa do Circuito Mundial, a ser disputada na cidade portuguesa de Setúbal, no dia 27 de junho, reunindo a maioria dos que encontrarão entre 18 e 22 de julho, no Mundial dos Esportes Aquáticos, na cidade de Ostia, nos arredores de Roma.
Nos Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto do ano passado, Marcela foi a melhor entre as nadadoras das três Americanas, obtendo a condição de Top Five.
Antes da competição em Portugal, Ana Marcela participará de treinamento em altitude junto com a os nadadores brasileiros, de 26 de maio a 15 de Junho, em Serra Nevada, na Espanha. Ela viajará para treinamento e competições com recursos dos Correios e da Lei Agnelo/Piva.