Folhas, frutos, cascas, raízes e sementes são usados como corantes naturais em 17 looks que compõem a exposição A moda e os tons da natureza, produzida por alunos do curso de Gestão Comercial – Moda, da Universidade Santa Cecília (Unisanta). A proposta é a utilização de produtos naturais como alternativa aos procedimentos industriais de tingimento têxtil.
A atividade envolveu as disciplinas Tecnologia Têxtil e Tecnologia da Confecção II – Prática, ministradas pelas professoras Camila Gonçalves e Vânia Mathias, respectivamente. A exposição pode ser conferida até o próximo dia 24, das 18h30 às 22h, na Galeria de Arte da Universidade, Rua Oswaldo Cruz, 277.
Procedimento – Para produzir os corantes, os alunos combinaram matérias-primas a exemplo da beterraba, açafrão, urucum, espinafre, chá mate, cravo e canela. Tecidos 100% algodão foram submetidos a uma lavagem preliminar e a um banho de tingimento contendo o corante e o mordente (substância que ajuda na absorção da cor), este também de procedência natural como a folha de goiabeira, alúmen (sal) e ferrugem – obtida com o uso de pregos enferrujados.
Após cerca de 90 minutos sendo agitados e aquecidos nessa mistura, os tecidos são resfriados e lavados com o fixador (sal de cozinha ou vinagre) dissolvido em água. A secagem é feita em temperatura ambiente, sem exposição ao sol. Por ser totalmente natural, o produto pode ser descartado na rede de esgoto sem prejuízo ao meio ambiente.
As aplicações de cor foram feitas em saias desenhadas e confeccionadas pelas próprias alunas durante as aulas. Para compor os figurinos, as estudantes customizaram blusas e tops.