Dentro do projeto de manutenção e conservação de bens públicos, desenvolvido pela Universidade Santa Cecília através do seu Departamento de Marketing,realizouum processo de restauro ao mural, criado há dois anos pelos artistas Gilson de Melo Barros e Luís Otávio Pinheiro, que foi parcialmente danificado por ações de vandalismo.
O mural, cuja temática se desenvolve através de uma releitura da obra do pintor holandês Piet Mondrian, instalado no muro externo da Unisanta, Av. Siqueira Campos nº 470, sofreu várias interferências. Além do desgaste provocado pela ação do tempo, pichadores deixaram rastros de destruição em vários campos do painel.
A restauração propriamente dita teve início nocomeço do mêscom a lavagem escovação de toda a superfície para retirada das marcas do tempo. Posteriormenteforam dissolvidas, à base de solventes, as diversas pichações, e só então o trabalho recebeu novas camadas de tinta, com reforço nas partes danificadas.
“Não sou contra a pichação em si, uma forma anárquica de linguagem, própria dos centros urbanos, mas o bom senso deve imperar nas escolhas dos locais de intervenção. Com tantos tapumes de obras, muros baldios e outras superfícies degradadas, pichar um bem “vivo”, público ou não, beira sem dúvida a incivilidade”, afirma Gilson, responsável pelo trabalho de restauro.