Nunca foi tão complicado. São 15 adversários, com tempos melhores que o seu na fase eliminatória. E nada menos do que 14 deles registram tempos mais baixos que a sua melhor marca pessoal (51s99). De quebra, as semifinais dos 100 metros nado borboleta ainda têmcinco nadadores com oscinco melhores tempos da distância em torneios olímpicos, além da presença do atual recordista mundial da prova, Ian Crocker.
Somando-se isso ao fato de que ainda será preciso aprimorar a passagem e a chegada, chegasse ã conclusão que Kaio Márcio de Almeida, nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, não terá vida fácil na madrugada desta sexta-feira (15), a partir das 00h16, no Cubo D`Água.
Mas, em se tratando de uma competição disputada na China, onde a superstição fala bem alto e o número 8 traz bons presságios, dá para se observar uma pequena luminosidade no final do túnel.
Kaio Márcio, que foi o 16º colocado (52s05) nas eliminatórias (16 dividido por 2, dá 8), nadará na primeira série semifinal, ocupando a raia 8. E, mais uma vez, ele terá a companhia na série do fenômeno Michael Phelps, que nada na raia 4.
Nadador da UNISANTA, que cairá na água pela quinta vez nestes Jogos Olímpicos, tem conseguido grandes resultados pessoais até aqui (recorde sul-americano, primeira semifinal olímpica, primeira final olímpica, segunda semifinal olímpica, melhores marcas pessoais na carreira). Em todas as séries (eliminatórias, semifinal e final), a companhia de Phelps trouxe sorte. Que os bons ventos continuem soprando a favor do nadador paraibano. Mas, a superação dos limites não deixa de ser a saída. Ou melhor, a porta de entrada para mais uma final olímpica.
RISCO – Os 100 metros nado borboleta despontam como a prova de maior risco para as pretensões de Michael Phelps em conseguir oito medalhas de ouro nos Jogos de Pequim. Ele é o atual campeão, mas precisa superar adversários de peso, como o sérvio Milorad Cavic, detentor da nova marca olímpica (50s76), além do atual recordista mundial, seu compatriota Ian Crocker, com 50s40, marca registrada em 2005.