Mesmo necessitando de algumas correções de detalhes para buscar uma vaga na final, o nadador da universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, Kaio Márcio de Almeida, segue fazendo história nos Jogos Olímpicos de Pequim. Na manhã desta quinta-feira (14), no Cubo D’Água, ele chegou a sua segunda semifinal em competições olímpicas, registrando o 16º. tempo nos 100 metros nado borboleta, com 52s05, ficando a seis centésimos de sua melhor marca, o recorde sul-americano de 51s99, seu tempo de balizamento. As semifinais ocorrem na madrugada desta sexta-feira, às 00h16.
Kaio Márcio nadou na nona e última série eliminatória, a mesma do fenômeno Michael Phelps, que nadou na raia 4 e registrou o segundo melhor tempo da série, com 50s87. O melhor da série e da classificação geral foi o sérvio Milorad Cavid, com 50s76, novo recorde olímpico da distância.
A disputa foi de elevado nível técnico, registrando-se ainda outra quebra de recorde olímpico, com o queniano Jason Dunford superando a marca anterior do atual campeão Michael Phelps (51s25), com 51s14. Na série mais forte, os três melhores nadaram abaixo do recorde olímpico. Além das marcas obtidas por Cavid e Phelps, o ucraniano Andril Serdinov nadou para 51s10.
Tudo isso serve para criar a expectativa de mais uma acirrada e elevada disputa pelas oito vagas na final marcada para a noite desta sexta-feira (15), a partir das 23h07. Assim, Kaio Márcio terá que buscar a superação, caso pretenda continuar fazendo história, chegando a sua segunda final olímpica.
Para tal, ele precisará, no mínimo, corrigir dois importantes detalhes técnicos: a passagem dos 50 metros, que voltou a ser mais fraca que o habitual, e a chegada, já que ele concluiu os 100 metros deslizando. “Preciso passar mais forte e chegar mais firme”, admite, lembrando que a medalha de bronze de César Cielo nos 100 metros nado livre reanimou grupo, e ele, Kaio, em particular. Que parece ter superado a frustração por não ir além do sétimo lugar na sua primeira final olímpica, nos 200 metros nado borboleta.
MANGABEIRA FORA – O outro brasileiro nos 100 metros nado borboleta, Gabriel Mangabeira, nadou na oitava série, fez o quinto tempo da série, com 52s28, marca insuficiente para mantê-lo na disputa por uma vaga na final.