Primeiro a nadar abaixo do índice olímpico na competição, Kaio Márcio de Almeida, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, foi o grande nome masculino do segundo dia do Torneio Open, competição desenvolvida na piscina do EC Pinheiros, como seletiva para os Jogos Olímpicos de Pequim. Na tarde desta sexta-feira (14), ele venceu os 100 metros nado borboleta, nadando para 52s84, dois centésimos abaixo do índice da prova para Pequim 2008. Kaio, que já tinha visado passaporte para a competição na China, nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, ainda estabeleceu novo recorde de campeonato. O Torneio Open prossegue neste sábado (15) e termina domingo (16).
“Estou muito feliz por ter nadado perto do meu melhor tempo (51s99, marca recorde brasileira), mesmo em uma fase de treinamento puxado”, destacou o campeão e recordista mundial do estilo borboleta em piscina curta (25 metros). “Minha expectativa é de melhorar ainda mais, buscando um bom resultado em Pequim”, admitiu Kaio.
Ainda na tarde desta sexta-feira (15), no segundo dia do Torneio Open, um brilho de estrela marcou a prova dos 800 metros nado livre, com a ainda juvenil I (15 anos), Ana Marcela de Jesus Cunha, da UNISANTA, impondo a primeira derrota à Poliana Okimoto em provas nacionais em piscina nas duas últimas temporadas. Ana Marcela, que dominou a prova desde os primeiros 50 metros, venceu com a marca de 8m59s29.
“É muito bom vencer e constatar que estou evoluindo”, afirmou a jovem nadadora da equipe santista, que admite não estar ainda no seu ápice, já que sua preparação visa a II Maratona Aquática Internacional da Cidade de Santos/Troféu Renata Agondi, na qual buscara, ao lado de Poliana Okimoto, vagas para os Jogos Olímpicos, nas prova dos 10 km em mar aberto.
A UNISANTA, que segue na vice-liderança do Torneio Open, teve outros destaques na etapa desta sexta-feira, conquistando nove medalhas, sendo duas de ouro, duas de prata e cinco de bronze. No total, a UNISANTA tem 15 medalhas, sendo três de ouro, cinco de prata e sete de bronze, além de um recorde da campeonato.O Esporte Clube Pinheiros segue na liderança do Torneio Open, com 435 pontos.UNISANTA e Minas Tênis lutam pela segunda posição, respectivamente, com 193 e 124 pontos.
Medalhas de prata para Felipe Lima, nos 50 metros nado de peito, e para Andressa Meyer Barduzzi, nos 200 metros nado de costas. Nos 800 metros nado livre feminino, Bárbara Jatobá, da UNISANTA, foi bronze, o mesmo ocorrendo com a também juvenil Ana Carla Carvalho, nos 50 metros nado de peito; Rogério Karfunkelstein, nos 50 metros nado de peito; Fernando Ernesto dos Santos, nos 200 metros nado de costas, e Daynara de Paula, nos 100 metros nado borboleta.