Ohio será o palco da última competição de Kaio Márcio de Almeida antes de regressar ao Brasil para a disputa do Troféu Maria Lenk (Brasileiro Absoluto e último seletiva para Pequim para quem ainda sonha com uma vaga na equipe olímpica), marcado para o início de maio.O nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, tinha ainda a opção de competir em Palo Alto, mas escolheu Ohio, principalmente porquê a disputa também envolverá os atletas do Club Wolverine, de Michael Phelps. O campeonato em Ohio está marcado para abril.
Antes disso, porém, o campeão e recordista mundial do estilo borboleta em piscina curta, dentro de sua preparação para Pequim 2008, encara sua terceira competição consecutiva nos Estados Unidos, a partir desta quarta-feira (12). Kaio, sob a orientação da técnica Rosane Carneiro toma parte do Speedo Champions Series, o Sectionals da Flórida, marcado para a piscina da Associação Cristã de Moços de Orlando, Flórida, onde travará mais um duelo contra os melhores atletas do mundo – Michael Phelps e Ian Crocker.
O nadador chega a esta competição particularmente empolgado com os resultados obtidos na etapa de Missouri, há duas semanas. Naquela oportunidade, mesmo com uma forte virose, ele conquistou a medalha de prata na prova dos 200 metros borboleta e o bronze nos 100 metros. “Foram dois resultados muito expressivos. Consegui os melhores tempos de minha vida e numa competição de alto nível, contra os melhores nadadores do mundo. Isso me deu a convicção de estar no caminho certo”, avaliou Kaio.
Neste momento da preparação, o grande objetivo de Kaio é diminuir a marca que o separa de Michael Phelps, considerado o maior nadador da atualidade. Essa diferença está hoje na casa dos 3 segundos, mas o paraibano acredita que nas Olimpíadas de Pequim já seja bem menor. “Todo mundo está concentrado nas Olimpíadas. O treino é voltado para essa competição. Comigo não é diferente e por isso acredito que estarei chegando na China na melhor forma de minha carreira”, arriscou Kaio. “Tenho consciência de que Olimpíada é uma competição diferente. Todos precisam estar lá num grande dia”, reconhece.
Kaio tem um programa individual de preparação, elaborado pela técnica Rosane Carneiro, sob coordenação e monitoramento da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), com recursos dos Correios e da Lei Agnelo/Piva.