Por Vinicius Borges e Rafael PradoFoto: Sara Hoffmann

Revisão, edição de imagens e web: Christian Miranda

A noite de natação da XXXIII edição dos Jogos Unisanta ocorreu nesta quarta-feira (11), com 14 provas nos quatro estilos, além do nado medley, e teve momentos emocionantes, com competidores de alto nível. Entre eles, a atleta olímpica Gabrielle Roncatto, da Direito Unisanta.

A Engenharia Unisanta conquistou o tricampeonato no masculino e o bicampeonato no feminino. A Fefesp ficou em segundo lugar e a Medicina Santos em terceiro nas duas categorias.

Os destaques da noite foram Leonardo Fim, da Eng. Unisanta, e Fernanda Carobino, atualmente na Fefesp. Os dois subiram três vezes no pódio para receber as medalhas de ouro.  O futuro engenheiro é campeão brasileiro nos 200m costas e fez bonito na mesma modalidade, versão 50m, pelos Jogos da Unisanta.

Fernanda, que competiu ano passado pela FaAC, falou sobre a experiência de defender agora a bandeira da Fefesp.“Não tem muita diferença competir pela Fefesp, apenas  tem mais esporte e mais pessoas competindo. Eu até tive a liberdade de escolher quem ia nadar comigo. Estou treinando para o Finkel, que vale vaga para o mundial no final do ano”.

Gabrielle Roncatto, que está disputando pela primeira vez os Jogos da Unisanta e vai ao Rio 2016, falou sobre essa oportunidade olímpica. “Estou muito feliz e é uma honra poder representar o Brasil, pois é um sonho pra mim desde pequena. Estamos treinando forte para conseguirmos o melhor resultado”.

A maratonista aquática Ana Marcela Cunha esteve presente para prestigiar os Jogos e contou também sobre a preparação para as Olimpíadas: “É uma oportunidade única e estamos treinando forte para eles (os jogos olímpicos)”. Quanto aos Jogos da Unisanta, declarou. “Bom para ver o pessoal do treino e também os alunos motivados para vir aqui e representar seus cursos”.

O pró-reitor administrativo da Universidade, Marcelo Teixeira, falou sobre a importância da natação nos jogos: “É muito bom porque pessoas anônimas têm a oportunidade de nadar com atletas olímpicos. Independentemente do resultado, a finalidade de uma competição esportiva universitária é todos se confraternizarem e ao mesmo tempo participarem valorizando cada qual o seu curso”.