Algumas das medidas tomadas no porto de Cartagena das Indias, na Colômbia, poderiam ser adotadas no porto de Santos. Entre elas, a inauguração do Anel Viário de Crespo, naquela cidade.  A sugestão, do engenheiro civil Adilson Luiz Gonçalves, coordenador do Núcleo da Associação para a Colaboração entre Portos e Cidades (RETE), e professor da Unisanta,  foi publicada no Diário Oficial de Santos, na página C2 de Caderno Especial.

Ele esteve em Cartagena nos  últimos dias 20 e 21 de maio,  representando a Secretaria de Assuntos Portuários de Santos e a Universidade,  no seminário internacional sobre “Modelos de Integração Urbana em Cidades- Porto: Sinergias para o Desenvolvimento Sustentável e Competitivo”.

Durante o evento, ocorreu a inauguração do Anel Viário de Crespo, em Cartagena da Índias, segundo o jornal.  O grande empreendimento tem soluções viárias, como por exemplo, a construção de túnel submerso e uma ponte, além da reurbanização. “Eles tinham problemas parecidos com Santos e conseguiram resolvê-los As medidas que foram adotadas lá podem ser usadas como referência”, afirmou o professor.