A  FATEC não tem laboratórios de Engenharia   e um campo de pesquisa se abre com o Acordo assinado nesta quinta-feira. Unisanta compartilhará laboratórios de tecnologia.

A  possibilidade de  pesquisas conjuntas da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e da Faculdade de Tecnologia Santos (FATEC-Santos) é uma das aberturas do Acordo de Cooperação entre as duas instituições assinado na manhã desta quinta-feira (12/5), na Unisanta.

“A FATEC não tem laboratórios de engenharia, afirmou  o diretor  dessa Faculdade, Jorge Monteiro Junior.  “Antes, não tínhamos um bom enquadramento para concorrer nos editais de pesquisas da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES)  e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entre outros programas de fomentos.  Agora, vamos ter”, disse,

Um dos projetos de pesquisa que a FATEC Santos iniciou e precisa de laboratórios de engenharia refere-se  a testes granulométricos, de resíduos em terminais portuários. O convênio assinado vai possibilitar o desenvolvimento desses estudos, segundo a FATEC. “Este Acordo é catalisador”,explicou  Monteiro.

Compartilhamento

O compartilhamento de laboratórios vai enriquecer as duas instituições, segundo a reitora e a presidente da Unisanta, Sílvia Teixeira Penteado e Lúcia Maria Teixeira. A parceria junto aos Mestrados de Engenharia Mecânica e Ecologia da Unisanta será estendida à graduação e  à  pós-graduação lato sensu, alem de outros cursos que vierem a ser implantados.

A reitora destacou a importância das pesquisas puras e daquelas que geram patentes, em benefício da comunidade. São duas instituições fortes, com trabalho reconhecido em suas áreas, completou Lúcia. A presidente enfatizou os benefícios da parceria lembrando as palavras de Machado de Assis:   “Quem troca pães , volta para casa com um único pão. Quem troca ideias, volta para casa com as duas”.

O Acordo prevê o intercâmbio de especialistas e pesquisadores para atuação em projetos e nos Programas de Pós-Graduação, por um prazo de 36 meses, podendo ser estendido por igual período.  Os professores da FATEC poderão submeter propostas de dissertações aos Cursos de Mestrado da Universidade, recomendados pela CAPES e reconhecidos pelo MEC, fazer suas pesquisas e buscar soluções. O Acordo de Cooperação não implica  ônus financeiro para as partes, nem repasse de verba entre elas.

Estavam ainda presentes, pela FATEC:  Paulo Roberto Schroeder , professor da Unisanta e Gestor de Projetos das FATECs e das Escolas Técnicas na Baixada Santista, além  dos coordenadores dessa Faculdade: Julio Mota, de Logística; Julio Raymundo, de Gestão Portuária; Ramon de Torre, de Gestão Empresarial, Eliane Gregório, de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Rosana Camarosano, de Sistemas para Internet.

Pela Unisanta, José Vidal de Negreiros, diretor de Relações Internacionais e de Empresas, Antonio de Salles Penteado, diretor das Faculdades de Engenharia e Arquitetura, Marcus Tadeu, coordenador dos Mestrados, Sergio de Moraes, diretor de Pós-Graduação Lato Sensu, José Vidal de Negreiros, diretor de Relações Institucionais e de Negócios, entre outros.