O hexacampeão mundial de maratonas aquáticas, o búlgaro Petar Stoychev, conseguiu exorcizar o péssimo resultado obtido na etapa internacional da Travessia Renata Agondi, em janeiro último, quando da abertura do mais importante circuito da natação mundial em águas abertas, o 10 Km Marathon Swimming World Cup Fina 2007. Stoychev venceu a dura Maratona Aquática Rio Coronda, em Santa Fé, na Argentina, competição válida pelo outro circuito da Fina, o Open Water Swimming Grand Prix 2007.

O nadador búlgaro, que obteve apenas o 18º. lugar na prova disputada em Santos, chegando com mais de 13 minutos de desvantagem em relação ao russo Vladimir Dyatchin, grande vencedor, com 2h04m07s, venceu a prova argentina, completando o percurso de 57 km, em 7h29m30. O argentino Damian Blaum chegou em segundo, a 13 segundos de diferença, enquanto o também búlgaro Tihomir Ivanchev, que não pode estar presente em Santos, foi o terceiro, com uma desvantagem de 18 segundos em rela’;cão ao seu compatriota.

Entre as mulheres, a vitória foi Esther Morera, da Espanha, com 7h53m55. A Argentina Celeste Punet, que chegou a liderar a prova, terminou em segundo, com 7h55m27, seguida pela norte4-americana Erica Rose, com 8hm01m37.

Os circuitos internacionais em águas abertas voltam a ocorrer em abril, com a realização da segunda etapa do 10 KM Marathon Swimming World Cup Fina 2007, em Dubai, no Oriente Médio, no dia 7 de abril. Já a próxima competição do Open Water Swimming Grand Prix 2007 será a tradicional Travessia de Capri-Napoles, em 7 de julho, na Itália.