Mais uma medalha para a Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, no Troféu José Finkel, correspondente ao Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação de Inverno, que ocorre no Conjunto Aquático Maria Lenk, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Na manhã desta quinta-feira (23), Glauber Henrique Silva foi bronze nos 100 metros nado borboleta, com o tempo de 51s54.

Glauber, que vem evoluindo bem no estilo, chegou perto do índice (51s48) para o Mundial de piscina curta (25 metros), a ser realizado em dezembro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Apenas seis centésimos separaram o nadador ceciliano de uma vaga na equipe brasileira.

Essa 39ª. edição do Troféu José Finkel tem sido um grande desafio para a natação da UNISANTA, que encontra muita dificuldade diante do poderio das principais forças (Pinheiros e Minas), bem como dos grandes clubes de futebol, como Corinthians, Flamengo e Fluminense, que investiram pesado nesta temporada, contratando grandes valores da natação brasileira e internacional para representá-los.

O objetivo neste momento, após três etapas de finais e mais três por serem realizadas é o de ficar no Top Five da natação brasileira, e em primeiro entre as instituições de ensino.

SEGUNDA ETAPA – Em sua décima temporada pela UNISANTA, a nadadora argentina, bronze olímpico em Atenas/2004, venceu nos 400 metros medley, com o tempo de 4m42s27, na segunda etapa de finais.

Na versão masculina dos 400m medley, outra medalha para UNISANTA, com Thiago Teixeira Simon, que nadou para 4m13s52, fazendo um grande duelo pela posição com o terceiro colocado Diogo Yabe. A definição veio apenas na batida de mão.

Ainda nesta segunda etapa de finais do Troféu José Finkel, o também nadador da UNISANTA Fernando Ernesto dos Santos, o FM, voltou a nadar abaixo do índice para o Mundial de Piscina curta, marcando 1m46s34, nos 200 metros nado livre, mas por um centésimo ele não garantiu vaga na equipe do 4×200 metros nado livre para a disputa em Dubai, no mês de dezembro.

Nas eliminatórias, FM nadou para 1m46s21, enquanto a quarta vaga foi definida com o tempo de 1m46s20, lembrando que o índice para o Mundial é de 1m46s80. Como Thiago Pereira, que tem índice para varias provas, pode abdicar do revezamento, existe boa chance de FM herdar a vaga.

PRIMEIRA ETAPA – O destaque da equipe santista na primeira fase de finais, na manhã de terça-feira (21), foi a nadadora argentina Agustina de Giovanni, nova recordista sul-americana dos 200 metros nado de peito. Depois de nadar as eliminatórias para 2m26s24, ela se superou e fez 2m26s17 na final, nesta terça-feira (21).

A marca das eliminatórias já era a melhor marca continental, mas a nadadora argentina foi além melhorando seu desempenho e ajudando a UNISANTA na luta para se manter no Top 3 da natação brasileira.

A UNISANTA ainda obteve prata com o fundista Luiz Rogério Arapiraca, nos 1500 metros nado livre, cm 15m00s28, e bronze com a também fundista Isabelle Longo, nos 800 metros nado livre, com 8m59s82.