A Diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Santa Cecília (Unisanta) está com inscrições abertas para o curso de extensão Diagnóstico Cultural e Ambiental – Estudo de Caso da Usina e Vila de Itatinga. O objetivo é levar informações sobre o patrimônio cultural e natural da Vila e Usina de Itatinga de forma a ampliar o debate sobre a preservação do patrimônio ambiental e cultural do porto e da Região Metropolitana da Baixada Santista.

Com coordenação do Prof. Dr. Luiz Antonio de Paula Nunes, o curso será realizado dias 22, 23, 24 de outubro e 19 de novembro, das 19 às 23 horas e aos sábados, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

No programa serão abordados aspectos históricos, políticos e econômicos relacionados à construção da usina; ambientais sobre o sítio de implantação do local; sociais envolvendo os moradores e trabalhadores da usina e culturais e ambientais relacionados com o patrimônio natural e edificado e a relação Porto e Cidade envolvendo a Usina, o Porto e o potencial turístico da região.

Além da teoria, será realizada uma aula de campo multidisciplinar com visita programada à Vila e à Usina de Itatinga. No encerramento do curso haverá uma mesa-redonda com diversos agentes intervenientes no processo de preservação desse patrimônio do porto e da Região Metropolitana da Baixada Santista.

Podem participar educadores, arquitetos, engenheiros, biólogos, administradores, além de estudantes e outros profissionais relacionados com as áreas de conhecimento.

Informações e inscrições na Diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Rua Cesário Mota, 24, pelo telefone 3202-7104 ou e-mail cursospos@unisanta.br