Georgina Bardach, nos 200 metros nado de costas, Felipe May Araújo, nos 400 metros nado livre, Kaio Márcio e Daynara de Paula, nos 50 metros estilo borboleta, são as principais atrações da natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) para a terceira etapa de eliminatórias do 47º. Campeonato Brasileiro Absoluto de Verão/Troféu Maria Lenk, marcada para a tarde desta quinta-feira (03), a partir das 17 horas. As disputas, que servem de seletiva para os Jogos Pan-Americanos Rio 2007 e Jogos Olímpicos Pequim 2008, são realizadas na piscina do Parque Julio De Lamare, no Conjunto Esportivo do Maracanã, no Rio de Janeiro.

A UNISANTA, do técnico Márcio Latuf, terá 34 atletas competindo nas oito provas desta terceira etapa. Nos 200 metros nado dês costas feminino, a atual recordista continental, Georgina Bardach, tem o melhor tempo de balizamento, com 2m17s33, marca mais de três segundos melhor que o tempo da segunda balizada, Rebeca Bretanha, do Corinthians, com 2m21s17.

Nesta prova, a representação santista ainda terá Andressa Barduzzi, Geraldine Simões, Patrícia Cruz Santos e Bárbara Lopes Almeida. Na versão masculina, Leo Guedes é o principal nome da UNISANTA, com o tempo de balizamento de 2m05s12. Especialista em provas mais rápidas do estilo, Léo busca uma vaga na final A, juntamente com mais três nadadores da UNISANTA, Fernando Ernesto dos Santos, Samir Gurian e Ricardo Kojima.

Nos 400 Metros nado livre masculino, Felipe May Araújo, que esteve no 12º. Mundial de Esportes Aquáticos, em Melbourne, tem o segundo melhor tempo de balizamento, com 3m54s49, e está pré-qualificado para os Jogos Pan-Americanos, graças a essa marca. Seu principal adversário na prova é Armando Negreiros, também pré-qualificado, com o tempo de 3m52s35.

Ainda nos 400 metros livres masculino, competem pela UNISANTA Luiz Rogério Arapiraca, pré-qualificado nos 1500 metros, Conrado Chede e o atual recordista brasileiro, Luiz Lima. Na versão feminina, nadam pelo time santista Monick Avelino Perez, Nayara Ribeiro, pré-qualificada nos 800 livres, Ana Marcela Cunha, Isabelle França de Longo, Lucianne Barroncas e Fernanda Reis Marinho.

Nos 50 metros nado borboleta, Daynara de Paula, atual recordista brasileira e sul-americana da prova, com 27s65, só é superada no balizamento pela sueca Therese Alshmamar, deo Pinheiros, que tem 25s82. Daynara busca uma vaga no Pan e tem grandes chances. Além dela, a UNISANTA terá na prova Natalia Grava, Nathalia Sá dos Santos, Lívia Carvalho dos Santos e Yana Medeiros.

Na versão masculina da prova, o campeão e recordista mundial do estilo borboleta, Kaio Márcio, que foca nesta competição os 200 metros do estilo, busca uma vaga na final A, ao lado de Marco Sapucaia, Joel Moraes Santos, Jorge Augusto Azevedo e Tiago Peruqui, todos da UNISANTA. O principal favorito da prova, César Cielo, desistiu de competir.

Na etapa, a UNISANTA ainda tomará parte, na condição de uma das favoritas, das provas de revezamento 4×200 metros nado livre, nas versões feminina e masculina.