A aluna do quarto ano de jornalismo da Faculdade de Artes e Comunicação (FaAC), da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Danielle Zangrando, segue firme na luta por uma das vagas na equipe brasileira de judô, que representará o País nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, no mês de julho.

A definição da equipe feminina só ocorrerá no próximo dia 11, logo após o término da Copa do Mundo de Minas Gerais, a última seletiva do judô feminino, marcada para os próximos dias 6 e 7 (domingo e segunda-feira), mas no final de semana passado, a judoca santista conseguiu um grande resultado em Cuba, onde obteve medalha de prata entre as meio-leves perdendo a final por um koka para a cubana Yagnelis Mestre Ramos.

Na Copa do Mundo de Belo Horizonte, que a exemplo do torneio cubano, serve de seletiva para a definição da equipe pan-americana, Danielle espera conseguir mais um bom resultado, embora reconheça as dificuldades que terá pela frente.

“Teremos pela frente verdadeira potências do judô mundo, como França e Cuba, mas a vinda destas seleções nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. O judô feminino brasileiro está cada vez mais conquistando respeito das adversárias estrangeiras. Sentimos isso a cada competição. A Copa do Mundo será uma competição de muita qualidade, mais do que quantidade de atletas”, afirma Danielle Zangrando, bronze no Mundial de 1995 e nos Jogos Pan-Americanos de 1999.

Fora das competições, Danielle Zangrando investe em treinamentos até durante a noite. “De manhã faço musculação, na parte da tarde um treino físico no tatame e, à noite, luta”, conta. “Esta fase de treinos tem de ser aproveitada ao máximo. Só dependo de mim para alcançar meus objetivos”, afirma a judoca, que garante só não treinar mais horas por dia porque tem de ter cuidado com sobrecargas. Por causa de uma hérnia de disco, já teve de encarar duas cirurgias. “Uma lesão a esta altura é tudo o que eu não preciso”, completa a judoca.