O 12º. Mundial de Esportes Aquáticos começa a ser disputado neste sábado (17), em Melbourne, na Austrália, e os Jogos Pan-Americanos 2007, ocorrem em julho, no Rio de Janeiro. Independente disso, a corrida rumo aos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, na China, já começou. A contagem regressiva teve início nesta quinta-feira (15), data para o start para a obtenção de índices, já disponíveis em suas versões A e B, no site da Federação Internacional de Natação (Fina).

Restando 512 dias para a realização dos Jogos de Pequim, todas as marcas anteriores à data desta quinta-feira deixam de valer. Além disso, as marcas só podem ser obtidas nas competições oficialmente reconhecidas e autorizadas pela FINA. Assim, o Mundial de Melbourne passa a ser a primeira delas.

Desta maneira, um grande número de nadadores da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) passa a focar uma vaga no seleto grupo de nadadores internacionais que protagonizará o maior espetáculo do esporte mundial em 2008.

Em Melbourne, atuam, pela UNISANTA, os maratonistas aquáticos e campeões brasileiros de águas abertas, Luiz Lima e Ana Marcela Cunha, além dos nadadores em provas de piscina Felipe May Araújo (400 e 800 metros nado livre), Felipe Lima (50 e 100 metros nado de peito) e Leonardo Guedes (50 e 100 metros nado de costas).

Kaio Márcio, que optou por não ir à Austrália, tentará fazer valer sua condição de campeão e recordista mundial do estilo borboleta, para buscar uma vaga na equipe olímpica brasileira. Ele é um dos tantos atletas da UNISANTA pré-selecionados, nos 200 borboleta, para os Jogos Pan-Americanos, outra importante escala no caminho para Pequim.

Os outros são: Felipe May Araújo (400 metros nado livre), Luis Rogério Arapiraca (1500 metros nado livre), Leonardo Guedes (100 costas), Felipe Lima (100 metros estilo peito), Nayara Ribeiro (800 livres), Daynara de Paula (100 metros borboleta), Bárbara Jatobá 200 borboleta e 400 medley) e Lilian de Paula Cerroni (200 medley).

Ainda pela UNISANTA também aspiram vagas na equipe olímpica, atletas que estiveram representando o Brasil, em Buenos Aires, nos Jogos Sul-Americanos de 2006. São eles: Michelle Lenhardt, Conrado Chede, Ricardo Kojima, Larissa Cieslak, Monick Perez e Natália Grava.