A Universidade Santa Cecília (UNISANTA), única instituição particular brasileira a participar do Programa EcoManage, junto com o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP), promoveu, na manhã do dia 15 (quinta-feira), a primeira reunião técnica do programa, do ano de 2007, para mostrar os resultados das últimas pesquisas aos parceiros do Programa.

Foram apresentados dados das coletas biológicas, hidrológicas e socioeconômicas, além dos modelos e condições do Estuário. Em seguida, foi realizado um debate entre os convidados, que são parceiros do programa há mais de dois anos. “A participação das empresas, instituições e governo é importante, pois agrega valores, uma vez que eles estão sempre nos enviando dados e informações que enriquecem o trabalho”, disse o coordenador do EcoManage na UNISANTA, prof. Fábio Giordano.

Para a reitora da Universidade, Drª Sílvia Ângela Penteado, o EcoManage representa um compromisso muito grande para o meio ambiente. “Fico feliz de ver que todos os órgãos públicos, aqui presentes, compartilham do interesse por esse tema tão importante para o ecossistema. Somente unindo esforços teremos um desenvolvimento auto-sustentável na região e no mundo”, declarou a reitora, que abriu o evento.

A reunião contou com a presença das mais importantes autoridades da área. Cerca de 34 pessoas participaram do evento, entre eles pesquisadores da UNISANTA e do Instituto Oceanográfico da USP, representantes do Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE); da Empresa Metropolitana de Água e Energia (Emae); da Companhia Docas do Estado de São Paulo; da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental; do Instituto de Pesca; da Secretaria de Meio Ambiente de Santos e de Guarujá; da Prefeitura de Cubatão; da Secretária de Planejamento e da Companhia de Desenvolvimento de São Vicente; da Agência Metropolitana da Baixada Santista, do Centro de Indústrias do Estado de São Paulo, da Universidade Estadual de São Paulo, da Universidade Monte Serrat e da Universidade Católica de Santos.

Além das empresas que enviaram reperesentantes, dezenas de outras importantes instituições e associações como Agência Metropolitana da Baixada Santista, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, Instituto de Pesquisas Tecnológicas e Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo também participam efetivamente do projeto, no compartilhamento de dados.