Tetracampeão da competição e com todos os seus atletas pan-americanos relacionados para a disputa, o Esporte Clube Pinheiros, da Capital, desponta como maior favorito ao título do Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação de Inverno/36º. Troféu José Finkel, a ser realizado de 4 a 9 de setembro próximo, no Complexo Aquático da Unisul, em Palhoça, na Grande Florianópolis, em Santa Catarina. Mas, as chances de a Universidade Santa Cecília (UNISANTA) realizar uma grande disputa são muito boas, como admite o técnico Márcio Latuf.

“O EC Pinheiros segue como o time a ser batido, mas nos estamos evoluindo. Em uma avaliação do que foi feito ao longo da preparação, concluíamos que nossos nadadores têm chances de conseguir bons resultados em Santa Catarina”, destaca Latuf.

Latuf toma por base o desempenho dos atletas no Torneio Ernesto Dutra e do Regional de Juvenil a Sênior, realizados nas duas últimas semanas. “Para alguns atletas, notadamente aqueles que tomaram parte dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 e de outras competições internacionais a preparação foi curta, mas nem por isso, eles deixam de estar em condições de bem representar a instituição”, destaca.

Assim, a UNISANTA, que viaja domingo (2) para Palhoça não entra no Troféu José Finkel como franca atiradora. Ela, ao lado do EC Pinheiros e do Minas Tênis Clube, desponta como uma das forças do campeonato.

A UNISANTA terá dez dos seus atletas pan-americanos em Santa Catarina: o medalhistas de ouro nos 100 e 200m borboleta, Kaio Márcio de Almeida, o medalhista de prata no 4×100 medley e vice-campeão mundial universitário nos 50m peito, Felipe Lima, e mais Leonardo Guedes, Felipe May Araújo, Luiz Rogério Arapiraca, Lílian Cerroni, Larissa Cieslak, Ana Marcela Cunha, Nayara Ribeiro e Michelle Lenhardt, além do técnico da seleção nacional, Márcio Latuf.

A equipe santista terá um total de 55 atletas (segunda maior delegação), com 186 quedas na água, mesmo número do EC Clube Pinheiros, atual tetracampeão, que terá o maior contingente com 58 atletas. O Minas Tênis, outra força do Brasileiro, terá 49 atletas e 169 quedas na água.

A COMPETIÇÃO – Das 56 equipes inscritas para a disputa, 20 são de São Paulo. Depois, aparecem Grande do Sul e Bahia empatados cada um com 5 clubes inscritos. O EC Pinheiros tem a maior representação masculina com 34 atletas, enquanto a UNISANTA tem a maior feminina, com 28 nadadoras. Apenas 10 equipes dos 56 participantes têm os revezamentos masculino e feminino. A competição será a quarta seletiva para os Jogos Olímpicos de Pequim/2008, após o Mundial de Melbourne, em março; o Troféu Maria Lenk, em maio; e os Jogos Pan-Americanos Rio 2007, em julho.

Após o Finkel, quem quiser ir às Olimpíadas terá novas chances em dezembro deste ano, quando serão disputadas três competições simultâneas em São Paulo/SP – o Torneio Open, o Brasileiro Sênior (Troféu Daltely Guimarães) e o Brasileiro Júnior (Troféu Júlio de Lamare) de Natação – e no ano que vem, com o evento-teste na China, em fevereiro; o Sul-Americano Absoluto, em março; e por fim, o Troféu Maria Lenk, em maio de 2008, os dois últimos no Rio de Janeiro.

O Esporte Clube Pinheiros luta pelo seu quinto título seguido, algo só realizado pelo Flamengo, na década de 80, quando conquistou oito campeonatos consecutivos, de 1980 a 87. O rubro-negro carioca permanece como o maior detentor de títulos do Troféu Finkel com 12 conquistas, seguido por Pinheiros, com nove; Minas Tênis, cinco; Botafogo, quatro; Vasco da Gama, dois; Fluminense e Hebraica, um cada.

O Complexo Aquático da Unisul, que será a segunda universidade no País a abrigar uma disputa de Brasileiro Absoluto – a primeira foi a UNISANTA, em 2003 – conta com três piscinas, sendo a principal de 50 metros, outra para aquecimento e uma terceira para hidroterapia e saltos ornamentais. As arquibancadas abrigam até 2.150 pessoas.