A equipe se tornou bicampeã na competição

Colaborou, Julia Mayorca

A equipe de Santos, composta por atletas da Universidade Santa Cecília (Unisanta), se consagrou bicampeã no geral feminino e masculino dos Jogos Regionais Paralímpicos de Osasco. No total, o grupo conquistou mais de 50 medalhas de natação na competição.

A competição, que teve início dia 17/07, reuniu atletas de 26 cidades do estado de São Paulo. Apesar de os Jogos serem em Osasco, as provas aquáticas aconteceram na piscina de São Bernardo do Campo, por conta da acessibilidade do local.

O técnico Renato Bartolo agradeceu ao Santa Cecília o apoio e carinho com os atletas: “A Unisanta, a família Teixeira, sempre acreditou nas pessoas com deficiência. Em 2003, quando apareceu o primeiro deficiente visual querendo nadar aqui na piscina, no meu horário, eles autorizaram com prazer, com alegria”, contou o técnico sobre Carlos Farrenberg, atleta medalhista paralímpico, formado pela Faculdade de Educação Física da Unisanta (Fefesp).

Bartolo lembrou também que a estrutura da piscina e vestiário com acessibilidade demonstra o “amor da Unisanta por eles”. “A equipe aumentou, hoje temos 34 integrantes e aí está o resultado. Bicampeã consecutiva no masculino e feminino, sensacional, com mais de 50 medalhas. Maravilhoso! Só temos que agradecer à Unisanta e também à Fupes pelo lugar mais alto do pódio”, finalizou Bartolo.

Exemplo – Carlos Farrenberg, nadador da Unisanta, citado por Bartolo como espelho para toda a equipe paralímpica da Universidade, foi convocado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro para representar o País nas principais competições de natação paralímpica do mundo, em 2019. Ele participará do Campeonato Mundial Paralímpico de Natação, que será realizado entre os dias 9 e 15/9, em Londres, na Inglaterra, e dos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, no Peru, de 23/8 a 1º./9. Leia a matéria completa.

Confira abaixo algumas medalhas conquistadas nos Jogos Regionais Paralímpicos de Osasco:

Maria Luzinete Sabino da Silva
– 400 metros livre: Prata

João Paulo Azevedo Freitas

Karina Bezerra Becker Aloise Moura

Beatriz Andrade Martins

Natasha Fagundes Duarte

Jessica Cristina Martins

Jilvan Andrade dos Santos

Breno Coquim Manhani
– 100 metros livre (participou)
– 100 metros costas: Bronze