Nem bem regressaram da Argentina, onde brilharam no Campeonato Sul-Americano Juvenil de Esportes Aquáticos, Ana Marcela Cunha e Isabelle Longo, nadadoras da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, já se preparam para encarar um grande desafio nas águas frias das praias de Copacabana e Leme, no Rio de Janeiro. Domingo (5), elas têm pela frente a Travessia dos Fortes 2009.
Ana Marcela, que já venceu a última edição da Travessia dos Fortes, em 2006, com apenas 14 anos, sendo a mais nova ganhadora da prova, e ficou em segundo lugar no ano de 2005, veio da Argentina com quatro medalhas, sendo duas de ouro (5 e 10 km), uma de prata (800 livre) e outra de bronze (400m livre).
Por sua vez, Isabelle Longo foi ouro e recordista de campeonato nos 200 metros livre e 4×100 metros livre, prata nos 400 livre e bronze nos 800 livre, além de quinta colocada nos 10 km..
Além do desafio de enfrentar as frias ondas cariocas, a prova oferece prêmios em dinheiro para os cinco primeiros colocados no masculino e no feminino. Os vencedores ganharão 10 mil reais, os vice-campeões, cinco mil e os terceiros colocados 3.500 reais cada. O quarto e o quinto lugar ficarão com três mil e 2.500 cada um.
A prova contará com todos os atletas classificados para o Mundial dos Esportes Aquáticos de Roma, Ana Marcela Cunha, Poliana Okimoto, Isabelle Longo, Allan do Carmo, Marcelo Romaneli e Luiz Lima. A Travessia dos Fortes 2009 terá transmissão ao vivo da Rede Globo e apoiará a candidatura do Rio de Janeiro aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.
Pela UNISANTA, também estarão na disputa Victor Colonese,quarto colocado nas provas de 5 e 10 km na Argentina, no Sul-Americano, Cauê Paciornik (Speedo) e Israel Murat (By Lu/Semes).