A exemplo do expediente adotado com relação aos atletas do remo e canoagem, as integrantes da equipe brasileira de maratonas aquáticas terão de percorrer uma distância de cerca de 100 km entre a Vila Olímpica e o Parque Olímpico de Shuyi, palco das provas em águas abertas. E isso, nesta terça-feira (19), às 18 horas (no horário de Brasília), dia da competição, marcada para as 22 horas (também no horário de Brasília).
Isso, porém, não tira a tranqüilidade de Ana Marcela Cunha, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos e Poliana Okimoto, a outra atleta brasileira na prova. “Nossa programação já está definida e a viagem deve servir para descontrair e quebra um pouco da ansiedade que antecede toda prova”, destacou Ana Marcela, que voltou a treinar na piscina da Vila Olímpica, realizando apenas um trabalho leve, basicamente de soltura.
As maratonas aquáticas de 10 km têm como palco o Parque Olímpico Shunyi de Canoagem, que começou a ser construído em 2005, e ocupa cerca de 32 mil metros quadrados com 82 por cento de área verde. O Parque conta ainda com 37 mil assentos, sendo que 1200 permanentes e 25.800 temporários. Tem uma capacidade de 37 mil pessoas (1200 lugares permanentes + 25,8 mil móveis, sendo 15,8 mil sentados) está localizado em Mapo Village, no Distrito de Shunyi, Pequim.