Um total de 312 atletas, entre os quais 36 dos líderes de categoria da competição, tomam parte da oitava e penúltima etapa do Circuito Metropolitano de Águas Abertas, competição organizada pela presença eventos. A disputa está marcada para este domingo (4), a partir das 9 horas, na Praia da Enseada, defronte ao Posto 11, em Guarujá. Trata-se da Travessia Salvamar Paulista, em homenagem ao 17o. Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros. Dos 36 líderes (18 mulheres e 18 homens), destaque para a primeira colocada na classificação geral e na categoria Junior II, Danielle Ramalho, do Clube Internacional de Regatas/Unilus/Semes. Além dela, no feminino, competem Carolina Barbosa, do Inter e líder da categoria Juvenil II; Mariane Osório, do Circulo Militar, líder da Júnior I; Kelly Cristina Lopes, do CEpe/2004, líder da categoria sênior, e Eleonora Antunes Roxo, do Tumiaru, que lidera a categoria 25+.
No masculino, entre os inscritos estão líder da categoria 25+ e vice-lider da geral, Bruno Yamamoto, do Circulo Militar de São Paulo; Wellington Mota Silva, vice-líder da categoria sênior e terceiro colocado na geral, também pelo Circulo Militar; Roberto Marques Campos, do Estilo do Corpo/Regional Seguros, líder da categoria 30+, e Márcio Porto neto, do Circulo Militar, líder da categoria 35+.
As ausências mais sentidas são do tetracampeão e líder das categorias sênior e geral, Israel Peressin Murat, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), que se encontra em treinamento em altitude, em Cochabamba, na Bolívia, e Ondamar Silva, terceiro colocado na categoria 70+, na qual venceu as duas únicas etapas das quais participou. Ondamar está na Venezuela, disputando o Sul-Americano de Natação Master. A disputa em Guarujá envolve ainda a competição por equipes, que se mostra bastante acirrada, com poucos pontos separando os três primeiros colocados. O Clube de Regatas Tumiaru, de São Vicente, lidera, com 563 pontos, seguido pelo Clube Internacional de Regatas, de Santos, com 537 pontos, e Circulo Militar de São Paulo, da Capital, com 522. Cepe/2004 está em quarto com 369, seguido pela Academia Multisports, com 363.

DISPUTA INDIVIDUAL – Restando apenas duas etapas para o término da temporada, o nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Israel Murat, segue na liderança do Circuito Metropolitano de Águas Abertas, em busca do pentacampeonato na competição. Depois de sete etapas, Israel (Semes/ By Lu), soma 51 pontos, na classificação geral masculina. No feminino, a liderança é da campeã estadual de 2004, Daniele Ramalho, do Internacional/Unilus/Semes, com 52 pontos, o que lhe confere a condição de virtual campeã, já que a segunda colocada, soma 28 pontos. Israel, que participou de seis das sete provas já realizadas, tem sete pontos de vantagem sobre o vice-líder, Bruno Yamamoto, do Circulo Militar de São Paulo, presente em todas as disputas. Wellington Motta, também do Circulo Militar, ocupa a terceira colocação, com 34 pontos, auferidos nas sete etapas.
No feminino, Daniele aparece bem à frente de Carolina Sakamoto Barbosa, também do Internacional, que tem 28 pontos, quatro a mais que a terceira colocada, Cláudia Adelina Costa, do Clube Mogiano, de Mogi-Mirim. Israel e Daniele ainda lideram em suas respectivas categorias: Israel é o primeiro na sênior, com 54 pontos, enquanto Daniele é a melhor na júnior II, com 61 pontos. A Travessia Salvamar Paulista é organizada pela Presença Eventos, com promoção da Prefeitura Municipal de Guarujá. Apoio da Secretaria de Esporte e Lazer de Guarujá, 7ª. Delegacia da Federação Aquática Paulista, Lojas By Lu, Academia Moby Dick, Capitania dos Portos. 17ª. Grupamento de Bombeiros e Polícia Militar.