Na próxima quinta-feira, dia 8 de novembro, o editor da revista Fórum, Renato Rovai, lança o seu livro Midiático Poder – O caso Venezuela e Guerrilha Informativa, a partir das 19h, no Consistório do Bloco M da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), localizada na rua Oswaldo Cruz, 277, no Boqueirão. O lançamento será precedido de uma palestra, seguida de debate, sobre a situação da imprensa na Venezuela, tema de que trata a obra. Rovai foi professor da disciplina de revista da UNISANTA.

Sobre o livro

Mediático Poder começou quando Rovai visitou a Venezuela pela primeira vez, em 2002, em meio ao que ele chama golpe midiático-militar vivido no país. Segundo o jornalista, nas duas tentativas de golpe de Estado, entre abril de 2002 e janeiro de 2003, o centro nervoso das disputas é a mídia venezuelana. “Aparentemente, estamos falando em eventos locais. Em outras palavras, seria um caso de exceção na democracia global”, afirma o jornalista.

Explica que a expansão dos meios eletrônicos não acelerou apenas a globalização de mercados e redes de influência. Também permitiu a “mundialização” dos movimentos de resistência. No caso Venezuela, a ação antidemocrática dos meios de comunicação chegou a tal extremo que se tornou até didática. “Conhecer essa história é importante para entender como atuam estes meios e como é possível vencê-los na batalha pela democratização da informação”, conta Rovai.
O jornalista também visitou outros países, como Índia, Nepal, Quênia, África do Sul, Estados Unidos, Cuba, Espanha, entre outros.

Sobre o autor

Rovai também é diretor de redação do jornal Visão Oeste. Já trabalhou no Diário do Grande ABC, Diário Popular, Editora Globo e TV Gazeta, além de ter colaborado para diversas revistas. Também é autor do livro-reportagem Por Trás da Máscara, sobre a gestão Paulo Maluf, em São Paulo.