O desempenho da natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), nos Jogos Abertos do Interior, em Praia Grande, deixou satisfeito o técnico Márcio Latuf,. “Em função da fase de treinamento, a competição foi bastante positiva para nós, com alguns atletas chegando bem próximo aos melhores tempos”, destacou o treinador, lembrando da importância para a equipe vencer uma competição como esta, realizada na região, com forte presença da mídia local.
A UNISANTA, que representou a Cidade de Santos na disputa, foi campeã tanto no feminino quanto no masculino, mantendo a hegemonia na competição. A natação nos JAIS reuniu atletas de todo o Estado, entre os dias 24 e 25 de outubro. A equipe santista conquistou 44 medalhas em 38 provas disputadas.
O atleta Samir Gurian, ganhador dos 200m nado livre, também tem motivos para expressar sua satisfação quanto aos resultados obtidos no individual, e no coletivo. “Foi uma competição forte, principalmente porque algumas cidades treinaram especificamente para esse evento, e, considerando a fase do planejamento em que estamos, os resultados foram bem expressivos”, diz. A nadadora Lucianne Barroncas Maia, que disputou os 100m e os 200m nado livre, além dos rezamentos 4x100m e 4x200m livre, conta que até torceu três dedos da mão esquerda na chegada do revezamento 4x100m livre de tanta vontade de conquistar o ouro. O revezamento ficou na segunda colocação, mas mesmo assim ela diz que superou a dor e o cansaço na hora da disputa. Para os nadadores, os aspectos negativos ficaram por conta da falta de espaço e de arquibancadas maiores, além da ausência de uma piscina de apoio, algo imprescindível em termos de natação de alto rendimento.