Ao lado de mais 71 atletas brasileiros (48 do Atletismo e 23 da natação), o nadador paraolímpico da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, Carlos Alonso Farrenberg, o Carlão do Brasil (Bartha Engenharia/Loterias Caixa), realiza seu trabalho de aclimatação na China, com vistas aos Jogos Paraolímpicos de Pequim, a serem realizados de 6 a 17 de setembro.
O grupo está em Macau, depois de ter desembarcado em Hong Kong. No sábado (30), quando a Vila Paraolímpica será aberta, a delegação segue para Pequim. Nos Jogos deste ano, o Brasil terá um total de 188 atletas, sendo o quarto maior contingente na disputa, atrás apenas dos anfitriões, Estados Unidos e Inglaterra.
Carlão e os demais atletas já em solo chinês treinam duas vezes por dia nas modernas instalações do Complexo Esportivo de Macau, que recebeu a equipe Olímpica do Brasil de natação para o mesmo período de aclimatação antes dos Jogos Olímpicos.
Além dos treinos eles freqüentam sessões diárias de fisioterapia e participam do grupo de psicologia. A piscina e o spa do hotel estão à disposição para descontração e minimizar o forte calor da cidade. O grupo se esforça para lutar contra o sono por conta do fuso de 11 horas e para se adaptar a cultura.
"Geralmente é necessário um dia para recuperar cada hora de diferença, por isso a adaptação de onze dias é muito importante", explicou a fisioterapeuta da delegação, Andressa da Silva. "Os atletas estão dormindo cada vez melhor. Recomendamos que eles não durmam durante o dia e sim sincronizem seus corpos e mente com o horário local", completou a fisioterapeuta.
"A China é uma experiência totalmente nova, mesmo para quem já viajou pra diversas competições, com certeza vamos ter dificuldades na adaptação pela cultura diferente, mas acreditamos que essa semana será muito boa para equipe", explicou o chefe da delegação brasileira Alberto Martins. "Onze horas de fuso complica um pouco a cabeça, mas até o dia 8 de setembro, quando a gente começa a competir, as coisas já estarão normais e tudo dará certo", disse Odair.
ATRAS DE MEDALHAS – Dono dos atuais recordes pan-americanos dos 50 e 100 metros nado livre, Carlão terá pela frente quatro provas em Pequim. Além dos 50 e 100 metros nado livre, ele nadará os 400 metros livre e s 200 medley. E, em Todas, com chances de brigar por finais e medalhas.
Com 25s71, nos 50 metros e 56s57, nos 100 metros, O nadador da universidade santista figura entre os cinco melhores do mundo na categoria S13 (deficiência visual), mas espera poder melhora seu tempos e ascender ao pódio paraolímpico.
“Minha preparação foi excelente, sob a orientação do meu técnico Renato Bartholo. Pude aprimorar meu estilo e melhorar consideravelmente minha condição atlética”, admite Carlão, que fará sua estréia em Pequim, dia 8 de setembro, na prova dos 400 metros nado livre. No dia 10, ele nada os 100 metros nado livre; dia 12, os 200 metros medley e dia 15, os 50 metros nado livre.
CAROLLINA MALDONADO – A outra representante da UNISANTA nos Jogos Paraolímpicos de Pequim, Caroliina Maldonado, que competirá na modalidade de tênis de mesa, segue nesta quinta-feira (28) para São Paulo, onde os demais integrantes da seleção brasileira da modalidade se reúnem antes do embarque para a China.