O nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, Carlos Alonso Farrenberg, o Carlão do Brasil, encara as eliminatórias dos 50 metros nado livre na noite deste domingo (14), a partir das 23h23, no Cubo D’Água, em Pequim. Recordista sul e pan-americano da prova e sexto melhor do ranking mundial, com a marca de 25s71, ele quer uma vaga na final e uma medalha nos Jogos Paraolímpicos 2008.
O técnico de Farrenberg, Renato Bartholo, que ficou no Brasil, está mais do que confiante. “O Carlão vive o melhor momento de sua vida. Já passou da hora de conseguir uma medalha paraolímpica. Acredito que ela venha nos 50m livre”, afirmou.
Depois de três provas, Farrenberg (Bartha Engenharia/Loterias Caixa), registra dois quintos lugares, nas provas de 400 e 100 metros nado livre, e, ambas com registro de significativas melhoras da melhor marca pessoal. Nos 100 metros nado livre, ele, inclusive, baixou as marcas sul e pan-americanas para 54s70.
Nas eliminatórias dos 50 metros nado livre, o nadador da UNISANTA ocupará a raia 3 da segunda série, com o tempo de entrada de 25s78. Ao seu lado, na raia 4, nadará o atual recordista mundial da distância e estilo, o grego Charalampos Taiganidis, com 24s51, a marca a ser batida pelos 20 competidores envolvidos. A final está marcada para a manhã de segunda-feira (15), a partir das 8h35.