Ao lado do também olímpico Hugo Hoyama (tênis de mesa), a nadadora olímpica da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, Ana Marcela de Jesus Cunha, relatou sua experiência nos Jogos de Pequim, ao alunos do ensino fundamental do Colégio Abaco, de São Bernardo do Campo, neste sábado (13), dentro da Mostra Escolar 2008, promovida pelo estabelecimento de ensino do ABC.
“É importante repartir nossas experiências com as pessoas, principalmente com as crianças”, afirmou Ana Marcela, lisonjeada com o convite para falar do seu desempenho em Pequim, onde se transformou em “Top Five” da natação mundial, com o quinto lugar obtido na estréia das maratonas aquáticas de 10 km no programa olímpico de natação.
Já nesta segunda-feira (15), ao lado do diretor técnico-esportivo de Águas Abertas da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos e Federação Aquática Paulista, Igor de Souza, ela segue para a perna asiática do mais importante circuito mundial de provas em águas abertas, o Fina 10 Km Marathon Swimming World Cup 2008.
Vice-líder do ranking mundial, com 36 pontos, Ana Marcela cumprirá as três etapas da perna asiática do Circuito Mundial de 10 km, entre os dias 21 desde mês e 4 de outubro. Depois, ela retornará ao Brasil, para uma breve escala, antes de seguir para Cancun, no México, palco da última e decisiva etapa da temporada.
A perna asiática começa com a disputa da etapa de Shantou, em Xin Jinhe. na China, dia 21 deste mês. Depois, a competição prossegue com a etapa de Hong Kong, também na China, no dia 28. Já no dia 4 de outubro, em Singapura, ocorre o desfecho da perna asiática.
No dia 6 de outubro, Ana estará no Brasil, de onde seguirá, já no dia seguinte para Cancun, no México, onde competirá no dia 11 de outubro.
Das quatro etapas do Circuito Mundial já realizadas, Ana Marcela esteve presente em três. Foi quinta em Santos, no Troféu Renata Agondi, 9ª. colocada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos; e primeira, em Setúbal, Portugal. Por força de sua preparação para Pequim, Ana não competiu em Saint James, no Canadá.