Em uma competição marcada pelo elevado nível técnico, que lhe permitiu estabelecer sucessivos recordes sul e pan-americanos, o nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, Carlos Alonso Farrenberg, o Carlão do Brasil, é “Top Five”da natação mundial a prova dos 100 metros nado livre, ao obter o quinto lugar na final da distância e estilo nos Jogos Paraolímpicos de Pequim, com a marca de 54s70, na classe S13 (deficiência visual).
A medalha de ouro, com direito a melhora do seu recorde mundial, ficou para o grego Charalampos Taiganidis, que nadou para 53s37. A prata foi do ucraniano Oleksii Fedyna, que havia estabelecido recorde paraolímpico nas eliminatórias, com 54s86, e nadou a final para 54s11. O bronze foi do também ucraniano Danylo Chufarov, com 54s26.
Nas eliminatórias dos 100 metros nado livre, Carlos Alonso Farrenberg (Bartha Engenharia/Loterias Caixa), baixou em 1s60 suas marcas recordes continental e pan-americano. Já na final, ele melhorou em mais 17 centésimos, o que não deixa de ser um grande feito.
Seu técnico, Renato Bartholo, que permaneceu no Brasil, não apenas destacou as melhoras de tempo obtidas por Carlão, como também salientou sua determinação e arrojo. “O Carlão não se intimidou diante dos grandes nomes da natação paraolímpica mundial, fez o terceiro melhor tempo nas eliminatórias e mostrou que está em franca evolução. Acredito que ele ainda chegue ao pódio em Pequim”, afirmou.
Carlão ainda terá duas provas até o término do torneio paraolímpico de natação, nos 200 metros medley e 50 metros nado livre. Nesta última, ele detém os recordes sul e pan-americano, com 25s71, marca que deve ser melhorada.
Além do quinto lugar nos 100 metros nado livre, Carlão também foi “Top Five” na prova dos 400 metros nado livre, prova na qual melhorou em mais de 12 segundos seu melhor resultado na distância e estilo, nadando para 4m27s16.