É dito que a função do jornalismo é a de informar e causar a reflexão, tanto de leitores como de autoridades. Foi esse o objetivo do jornal-laboratório Primeiro Texto – Especial Alemoa, desenvolvido em 2007 por então alunos do 2º ano de Jornalismo da Universidade Santa Cecília (Unisanta). Mas a publicação foi além, e, nodia6/09, conquistou o prêmio de melhor veículo impresso informativo universitário do Brasil na Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) 2008, realizada em Natal (RN). O evento fez parte do XXXI Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

O jornal, que já havia vencido a seleção da Região Sudeste do Expocom, foi representado pela aluna Sheila Almeida, uma das editoras da publicação. Também participaram da edição os futuros jornalistas Douglas Luan da Silva, Aline Monteiro (diagramação) e Jeifferson Moraes (fotografia). A orientação foi dos professores Fernando de Maria, Luis Carlos Bezerra, Valéria Nader e Fernando Cláudio Peel. Em Natal, o Primeiro Texto – Especial Alemoa superou o trabalho O Uso da Ferramenta Blog como instrumento para a Educação Ambiental, da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal.

A vitória premiou um trabalho que envolveu várias visitas, em um período de dois meses, dos alunos à comunidade da Vila Alemoa, na Zona Noroeste, em Santos (SP). Além disso, os alunos envolvidos, mesmo já em suas férias, foram à Universidade para concluir o fechamento da edição, que, depois de concluída, foi endereçada aos moradores do bairro santista e às autoridades locais. De lá para cá, a construção de uma escolinha de Judô para as crianças da comunidade e a criação de um curso específico para confecção de artesanato visando o mercado foram algumas das conquistas do projeto.