Mais de 300 atletas de 44 equipes de todo o Estado de São Paulo participam do Campeonato Paulista Infantil de Natação de Inverno, uma realização da Federação Aquática Paulista, marcada para o final de semana (sábado, 23, e domingo, 24), na piscina curta (25 metros), do Clube Internacional de Regatas, na Ponta da Praia, em Santos.

Com o maior contingente atletas (43, sendo 23 no masculino e 20 no feminino), a Universidade Santa Cecília (UNISANTA), dos técnicos Joel Moraes Santos Júnior e Maressa Nogueira, defende o título conquistado em 2006.

Esporte Clube Pinheiros, com 34 atletas, e Corinthians, com 31, são as outras forças da competição, que, na opinião do treinador santista, promete muita disputa. “Devemos contar com um campeonato muito equilibrado, definido por uma pequena diferença de pontos entre os principais concorrentes ao título”, destaca Joel.

Desde 1999, somente essas três representações têm conquistado o título máximo da disputa. A UNISANTA venceu ainda em 2003, enquanto o Pinheiros sagrou-se campeão em 1999, 2000, 2004 e 2005, cabendo ao Corinthians as vitórias em 2001 e 2002.

A preparação da UNISANTA, além do trabalho na piscina, inclui uma forte carga de ações voltadas para os aspectos psicológico e emocional. No final de semana, os atletas participaram de um retiro motivacional, com base em um sistema denominado Plenitude e criado por Joel. “Nossos objetivos são basicamente o de estimular a confiança, a superação e a concentração, minimizando o medo, a ansiedade e a pressão”, enfatiza.

A competição será disputada em três etapas, com um total de 60 provas. No sábado (23), serão realizadas etapas pela manhã e tarde, nos horários das 9 e 16 horas. No domingo (24), ocorre a terceira e última etapa, no período matutino, a partir das 9 horas.