Dramatização e atividades lúdicas. Estas são algumas das brincadeiras que o livro infanto-juvenil Tudo é Possível – Incrível Viagem no Tempo, de Lúcia Maria Teixeira Furlani, propiciará na Praça Cultural, durante o 11º Festival de Cenas Teatrais (XI FESCETE).

Contadoras de história recepcionarão o público infantil no dia 30/06 (sábado), às 14h30, quando será dado início à Categoria Mirim do Festival. As atividades lúdicas serão no Espaço Juan Serrano, situado à frente do Teatro Rosinha Mastrângelo, onde haverá apresentações de músicas, declamações de poesias e outros eventos artísticos e culturais.

O livro, em segunda edição, já está sendo adotado em diversas escolas do País; mostra personagens, locais e fatos reais da História do Brasil, de maneira lúdica e divertida. Lúcia Maria Teixeira Furlani aprofundou e ampliou o caráter educativo da obra, com um roteiro amplo e técnico de apoio aos docentes do País.

Além disso, a autora, de forma dinâmica e prazerosa, tem realizado atividades lúdicas sobre o livro em vários ambientes e situações, como as que acontecerão no 11º FESCETE. O objetivo é possibilitar que crianças e jovens tornem-se protagonistas da História, propor novos ambientes de aprendizagem, além de incentivar a produção artística e cultural.

RESUMO DO LIVRO

Em Tudo é Possível – Incrível Viagem no Tempo, o menino Lucas encontra-se com homens pré-históricos, índios, piratas, escravos e vultos históricos. Ele sempre se mete nas mais incríveis aventuras, defende os mais fracos e conhece a região do litoral paulista, de Peruíbe a Bertioga.

Com ilustrações de Bill Silva e Leandro Rodrigues, o livro inclui um mapa do tesouro e uma seção, em verbetes, chamada Saiba Mais – curiosidades para crianças e gente grande também, com informações sobre os personagens históricos e sobre os lugares em que acontecem as aventuras de Lucas.

A autora inspirou-se em seu filho Lucas e nas histórias que conta para ele toda noite. Escritora premiada, Lúcia estréia na literatura infanto-juvenil com essa obra, sucesso de público e crítica, usando, neste livro para crianças e jovens, sua experiência como Doutora e Mestre em Psicologia da Educação, Psicóloga e Educadora. Na história, a autora insere naturalmente noções de Geografia, História, Ciências, Ecologia, Meio Ambiente, Arte e Ética. O livro tem 48 páginas e custa R$ 24,90 (preço sugerido).

Sobre a autora – Lúcia Maria Teixeira Furlani é doutora e mestre em Psicologia da Educação, presidente da Universidade e do Colégio Santa Cecília, ambos em Santos, e do Santos e Região Convention & Visitors Bureau. Escritora premiada, é autora de vários livros como Pagu – Livre na imaginação, no espaço e no tempo, A Claridade da Noite e Autoridade do Professor, entre outros, que se tornaram referência nas áreas de Educação, Psicologia e Literatura.

Como adquirir – O livro Tudo é possível – Incrível Viagem no Tempo (Editora UNISANTA) está disponível em Santos, nas livrarias Realejo, Martins Fontes, Siciliano, na papelaria Jambo, e na UNISANTA, Rua Oswaldo Cruz, 277; nas principais livrarias do País e pela Internet: www.submarino.com.br.