Tendo entre seus principais destaques a nadadora da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e recordista sul-americana dos 50 metros nado borboleta, Daynara de Paula, a seleção brasileira lidera em todas as categorias nas disputas de natação em piscina do XXI Campeonato Sul-Americano Juvenil de Esportes Aquáticos, disputado em Caracas, na Venezuela. A competição termina neste sábado (03), à noite.

Computados os resultados das duas primeiras de quatro etapas, o time brasileiro lidera na geral, com 336 pontos, contra 261 da Venezuela, e 22, da Argentina.

Entre os homens, na categoria juvenil A, o Brasil está em primeiro com 91 pontos, contra 61 da Venezuela e 45 da Colômbia. Na juvenil B, tem 85 pontos, enquanto a Argentina está em segundo, com 79 e a Venezuela em terceiro, com 67 pontos.

No feminino, o Brasil vence na categoria juvenil A, com 82 pontos, contra 60 da Venezuela e 46 da Argentina. Na B, a liderança brasileira é mantida com 78 pontos. Venezuela, com 73, e Argentina , 61, ocupam o segundo e terceiro lugares, respectivamente.

No quadro de medalhas, o Brasil também lidera a competição com folga. Soma 32 medalhas, sendo 12 de ouro, nove de prata e 11 de bronze. A Venezuela vem na segunda colocação, com 19 medalhas (oito de ouro, cinco de prata e seis de bronze), enquanto a Argentina ocupa a terceira colocação, com 13 medalhas (seis de ouro, quatro de prata e três de bronze).

Daynara de Paula, da UNISANTA, já conquistou uma medalha de ouro e disputa outras duas, em provas de 100 metros estilos costas e borboleta. Na noite de quarta-feira (28/02), no primeiro dia de competições, Daynara de Paula conquistou sua pri9meira medalha de ouro. Ela fez parte da equipe vitoriosa no 4×100 metros medley, prova que encerrou a primeira noite de finais em piscina, no Parque Nações Unidas.

Ao lado de Thalandra Borges, Veruska Clednev e Fernanda Moraes, Daynara ajudou o Brasil a marcar 4m25s01, para garantir o ouro. Nas outras posições do pódio ficaram as equipes da Venezuela, prata, com 4m22s50 e da Argentina, bronze, com 4m30s84.