“Entre livros” alunos e funcionários pararam, na última terça-feira (27), para ver e ouvir o espetáculo do grupo Poetas Vivos, Cantadores do Sertão. A apresentação emocionou o público com declamações de poemas da literatura de cordel e o embalou com músicas que marcaram a vida dos nordestinos. “Cantadores do Sertão é um trabalho feito para mostrar a saga desse povo que em meio à seca, à fome, às injustiças sociais, não deixa de mostrar também a força e a alegria que tem”, completa Regina Alonso, uma das integrantes do grupo.

Valdenio da Silva, motorista que assistiu à apresentação, conta que a primeira música já o emocionou. “Logo na primeira música que o grupo tocou eu lembrei da minha terra, Caruaru. Meu avô e meus tios têm uma banda de pífanos e o grupo cantou uma música que eles sempre tocam”, conta ele.

Regina acredita que hoje há a necessidade de as pessoas se aproximarem da poesia. “Nada melhor do que a música para quebrar a rigidez que associamos à literatura, aos livros”. Segundo ela o grande valor do grupo é tirar a poeira e dar colorido à poesia. “O convite de vir apresentar dentro da biblioteca foi muito oportuno. Nós já percebemos que depois de assistir às nossas apresentações as pessoas vão buscar os livros. Não fica morto, parado”.

Ana Maria Silveira, uma das organizadoras do evento, conta que o SIBi realiza programações culturais dentro das bibliotecas porque acredita que o espaço é propício para se ver teatro ou ouvir poesias e músicas. ”Queremos tirar a imagem de ‘intocável’ das bibliotecas, por isso as atividade são nestes espaços”, acrescenta Ana.

Sarau “Entre Livros” – O Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) tem programações culturais, dentro das bibliotecas do campus, há 8 anos. Este ano, uma vez por mês será realizado um sarau com temas variados como: poesia, música, cinema, videoarte, teatro, histórias em quadrinhos e intervenções artísticas. O público está convidado a interagir durante o evento, lendo poesias. A entrada é franca.