A Tarde e o Correio da Bahia, os dois principais jornais da capital baiana, seguem repercutindo desempenho da maratonista aquática da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, Ana Marcela de Jesus Cunha, na 45ª. edição da Travessia Mar Grande/Salvador, realizada no último domingo (13). Chamada pela mídia baiana de “Rainha do Mar”, Ana Marcela foi a primeira mulher na história da mais antiga travessia em águas abertas do País a terminar a prova à frente de todos os concorrentes, incluindo os 65 homens inscritos, garantindo o bicampeonato (2006/2008).
“Ana Marcela faz história na Travessia”, estampa o Correio da Bahia; “Vocação para obter títulos” e “A Rainha do Mar tem 16 anos”, garante A Tarde, em matéria de meia página no Caderno de Esportes (A Tarde Esporte Clube) e editorial.
Badalações de lado, a jovem nadadora, que sequer completou os 16 anos (ela aniversaria em 23 de março), foca sua atenção na seletiva nacional para a definição da equipe brasileira para o Mundial de Águas Abertas de Sevilha, na Espanha, competição que apontará os participantes da Maratona Aquática de 10 km (distância olímpica) de Pequim 2008.
”Minha atenção é toda para a II Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi”, marcado para o dia 26 deste mês. Até lá, só quero saber de treino, treino e mais treino”, garante a nadadora da UNISANTA, de olho em uma vaga no time brasileiro.
A II Maratona Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi, que abre o mais importante circuito mundial de águas abertas, o Fina 10 Km Marathon Swimming World Cup 2008 (Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas de 10 km), serve para definir os quatro atletas nacionais (dois homens e duas mulheres). Ana Marcela, ao lado da vice-campeã mundial dos 5 e 10 km e vice-campeã pan-americana, Poliana Okimoto, aparece como favorita.
Mas nem mesmo esse favoritismo tira a concentração de Ana Marcela. “Gostei de vencer em Salvador, mas, na verdade, tudo foi conseqüência do afinco que procuro demonstrar nos treinos diários, sob comando do meu técnico Márcio Latuf”, admite a nadadora que, na verdade, fez um “treino de luxo”, na Travessia Mara Grande/Salvador. “Meu objetivo maior é a vaga na seleção. É isso que verdadeiramente importa”.

MARATONA INTERNACIONAL – A II Maratona Aquática da Cidade de Santos/ Troféu Renata Agondi já conta com 90 atletas de 17 países, o que a coloca com a mais importante competição do gênero em toda a história do esporte. Jamais uma prova de águas abertas reuniu tantos competidores estrangeiros e de um nível técnico como o que se apresenta para a disputa do próximo dia 26, na abertura do mais importante circuito mundial de maratonas aquáticas, o Fina 10 km Marathon Swimming World Cup 2008.
Marcada para a Praia do Boqueirão, em Santos, a competição terá sua primeira largada às 10 horas (feminina) e a segunda e última, às 10h10 (masculina). A competição integra as comemorações do 462º. Aniversário da Cidade de Santos e serve como seletiva para a formação da seleção brasileira (dois homens e duas mulheres) para o Mundial de Maratonas Aquáticas de Barcelona, seletiva para os Jogos Olímpicos de Pequim.
Dos 90 atletas inscritos, 26 são brasileiros. Depois surgem com maiores contingentes a Rússia (tricampeã mundial), com 11 atletas; Estados Unidos e Itália, com oito; México, 6; Nigéria, Portugal, França, Argentina, Egito, Espanha, França e Israel, 3; Alemanha, 2; Chile, Holanda e Polônia, um cada. O número de alemães deve chegar a cinco e a Fina deve confirmar a inscrição de três atletas da Nova Zelândia, o que elevaria para 95 o número de competidores.
Além de 20 mil dólares em prêmios, os atletas lutam pelos precisos pontos no ranking mundial da Fina. Dos atletas inscritos, apenas os russos já estão no Brasil, realizando treinos diários na Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, organizadora do evento. Os demais começam a chegar à Santos no próximo dia 20 (domingo). Além de definir a equipe brasileira para o Mundial, a prova santista apontará nadadores nacionais para disputas de etapas européias do Circuito Mundial, a exemplo do ocorrido quando das seletivas para a definição da equipe pan-americana, na temporada passada.
A organização é da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com a chancela da Federação Aquática Paulista (FAP) e Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Apoio: Correios (patrocinador Oficial da Natação Brasileira), Blue Seventy; Sistema A Tribuna de Comunicação; Prefeitura Municipal de Santos; Capitania dos Portos do Estado de São Paulo; 17º Grupamento de Bombeiros e Polícia Militar do Estado de São Paulo – 6º BPM/I. Supervisão Técnica e Arbitragem: Federação Aquática Paulista – FAP.