A II Maratona Aquática da Cidade de Santos/ Troféu Renata Agondi passa a contar com mais uma das grandes estrelas do esporte. O bicampeão mundial dos 5 e 10 km, o alemão Christian Hein tem confirmada a participação na prova marcada para o próximo dia 26, na Praia do Boqueirão, em Santos, na abertura do mais importante circuito mundial de águas abertas, o Fina 10 km marathon Swimming World Cup 2008.
Além de Christian, a Alemanha será representada pela atual campeã mundial e vencedora da versão 2007 da Maratona Aquática Internacional de Santos, Ângela Maurer, e pela bicampeã mundial de 2005/2006, Britta Kamrau-Corestein.
Com a inscrição do alemão Christian Hein e do brasileiro Bruno Gonçalves dos Santos, vice-campeão carioca dos 5 km, a disputa passa a contar com 92 atletas de 17 países, o que a coloca com a mais importante competição do gênero em toda a história do esporte.
A competição terá sua primeira largada às 10 horas (feminina) e a segunda e última, às 10h10 (masculina). A competição integra as comemorações do 462º. Aniversário da Cidade de Santos e serve como seletiva para a formação da seleção brasileira (dois homens e duas mulheres) para o Mundial de Maratonas Aquáticas de Barcelona, seletiva para os Jogos Olímpicos de Pequim.
Dos 92 atletas inscritos, 27 são brasileiros. Depois surgem com maiores contingentes a Rússia (tricampeã mundial), com 11 atletas; Estados Unidos e Itália, com oito; México, 6; Nigéria, Portugal, França, Argentina, Egito, Espanha, França e Israel e Alemanha, 3; Chile, Holanda e Polônia, um cada. Fina deve confirmar a inscrição de três atletas da Nova Zelândia, o que elevaria para 95 o número de competidores.
Além de 20 mil dólares em prêmios, os atletas lutam pelos precisos pontos no ranking mundial da Fina. Dos atletas inscritos, apenas os russos já estão no Brasil, realizando treinos diários na Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, organizadora do evento. Os demais começam a chegar à Santos no próximo dia 20 (domingo).
Além de definir a equipe brasileira para o Mundial, a prova santista apontará nadadores nacionais para disputas de etapas européias do Circuito Mundial, a exemplo do ocorrido quando das seletivas para a definição da equipe pan-americana, na temporada passada.
A organização é da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com a chancela da Federação Aquática Paulista (FAP) e Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Apoio: Correios (patrocinador Oficial da Natação Brasileira), Blue Seventy; Sistema A Tribuna de Comunicação; Prefeitura Municipal de Santos; Capitania dos Portos do Estado de São Paulo; 17º Grupamento de Bombeiros e Polícia Militar do Estado de São Paulo – 6º BPM/I. Supervisão Técnica e Arbitragem: Federação Aquática Paulista – FAP.