Apontado como uma as esperanças brasileiras de conquista de medalhas, em Pequim, o nadador olímpico da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, Kaio Márcio de Almeida, tem na ansiedade sua maior adversária. Depois de um árduo período de preparação, dentro e fora do Brasil, o atleta não vê a hora de cair na água nas competições marcadas para o monumental Centro Aquático Nacional, o Cubo d´Água.
“Falta muito pouco, mas toda essa ansiedade chega a doer”, admite, ao mesmo tempo em que busca manter o foco e a concentração em um só objetivo, melhorar seus tempos. “Os resultados serão conseqüência disto”, reforça o nadador que terá pela frentes os 100m e 200m borboleta, além do 4x100m medley.
Para aliviar um pouco a ansiedade em torno da estréia em Pequim, Kaio dá duro nos treinos, mas também encontra tempo para uma relaxada. Na primeira folga, aproveitou para fazer algumas compras na zona internacional da Vila Olímpica. Encheu a sacola com mascotes de pelúcia e outras lembranças para amigos e a família. Gastou 200 dólares e diz que se livrou de uma missão em Pequim. “Foi bom para tirar essa obrigação. Agora é aproveitar o máximo de tempo possível para descansar e treinar”..
Kaio já participou de três sessões de treinamentos no Cubo D’Água, tendo na raia ao lado o norte-americano Michael Phelps, a maior atração da natação olímpica em Pequim. “Tê-lo nas proximidades é muito bom para manter a concentração no nível mais elevado. Você sabe que não pode se descuidar da preparação”.
O torneio olímpico de natação em Pequim começa a ser disputado no neste sábado (9), mas Kaio só encara suas primeiras eliminatórias no monumental Cubo D’Água, na segunda-feira (11), nadando os 200 metros nado borboleta, que têm suas semifinais no mesmo dia e a grande final na terça-feira (12).
No dia 14 (quinta-feira), ele volta para as eliminatórias dos 100 metros, que têm as semifinais neste mesmo dia e a final no dia 15 (sexta-feira), quanto também ocorrem as eliminatórias dos 4×100 medley, prova com final marcada para sábado (16), no encerramento do torneio olímpico de natação em piscina.