Ana Marcela usa aparelho de última geração para reinventar seus treinos e se manter focada na Olimpíada de Tóquio

280

Atleta deu entrevista ao jornal Estadão, dia 26/06

Ana Marcela Cunha, nadadora da Universidade Santa Cecília (Unisanta), tem adaptado sua rotina de treinos durante a quarentena. Passando o período de isolamento no Rio de Janeiro junto de sua família, a atleta, que já tem vaga garantida para a Olimpíada de Tóquio, tem utilizado o VASA, aparelho de treinamento que cria uma situação de simulação como se os atletas estivessem na piscina e ajuda a desenvolver a força para a natação. Esse equipamento tem sido um dos grandes aliados de Ana durante o momento atual.

Mesmo tendo que ajustar seus treinos, a nadadora não abandonou a rotina restrita, adaptando a varanda de seu apartamento em sua academia pessoal. “Em um dia normal, acordo às 6h30, como algo e vou treinar, início das 7h até as 11h, incluindo parte nadada e parte física, depois vou almoçar, descanso pelo menos 2h e volto para o treino da tarde, das 15h até as 18h. Nessa fase, deveria nadar uns 70 a 80km por semana, estou conseguindo uns 80% disso. O VASA é um dos aparelhos que uso normalmente na preparação física e usei mais tempo nessa época de restrições”, afirmou a atleta.

Com um ano a mais para a Olimpíada, Ana Marcela refez seu planejamento, criando novos objetivos para se organizar nesse período extra até a competição. Segundo ela, o fato de já estar classificada traz tranquilidade à atleta para poder focar em lutar por uma medalha olímpica.

Sobre o período de quarentena, a nadadora, que foi eleita seis vezes a melhor atleta do mundo na modalidade de Maratonas Aquáticas, garante que tem sido bem cuidadosa. “Passo a maior parte do tempo em casa, uso o álcool gel, produtos à base de cloro, máscaras e higiene redobrada nunca são demais no momento. Realizei vários exames para cumprimento do Protocolo produzido pelo COB, e assim, possibilitar meu retorno aos treinos em breve. O jeito é se cuidar muito e acreditar que logo o mundo terá a cura da Covid-19 por uma vacina”.
Destaque da mídia

A atleta e sua rotina adaptada de treinos também foram destaque no jornal O Estado de S. Paulo da última sexta-feira (26/6), onde ela destacou como o aparelho de última geração, o VASA, tem a ajudado a se manter em forma durante o isolamento social.