Com o objetivo de criar políticas de desenvolvimento para a modalidade, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos criou o Conselho Técnico Nacional de Maratonas Aquáticas de Base. Integrantes da equipe de natação da Unisanta, Maressa D’Paula, Luara Freitas, Salônica Nogueira e José Nilton Pereira, foram convidados para compor o quadro de 16 profissionais do Conselho.

Durante a formação do grupo, a prioridade foi reunir especialistas em desenvolvimentos de atletas, médicos, psicólogos, treinadores e outros. Os profissionais da Unisanta integram esse quadro de grandes nomes da modalidade. Maressa recebeu a posição de coordenadora do grupo, enquanto Luara é a psicóloga. Salônica ficou com a posição de nutricionista, e José Nilton, de biomecânico.

“Nós avaliamos que precisávamos melhorar nosso padrão de rendimento e desenvolvimento das categorias de base. O princípio básico do Conselho Técnico Nacional de Base é a formação de novos talentos. Acompanhar a formação de novos atletas e de novos treinadores também. Esse é o ponto primordial da nossa inciativa”, disse o diretor de Maratonas Aquáticas da CBDA, Sergio Silva.

Com o posto de coordenadora do grupo, Maressa conta que foi chamada devido à sua dissertação de Mestrado. “Eu fiquei muito feliz com essa nova fase. Eu estudei no Mestrado Detecção e Seleção de Talentos na Maratona Aquática e foi justamente essa dor que eles querem resolver agora. Não que eu vá solucionar os problemas, mas com o conhecimento que eu tenho, eles acreditam que a gente consiga elaborar um projeto e desenvolver novos e futuros atletas para a modalidade”.

Segundo ela, a primeira reunião será feita ainda nesta semana, no dia 1º de julho, onde serão discutidas algumas ações iniciais do Conselho.