Ciências Biológicas reúne ex-alunos de destaque em encontros on-line na segunda (29) e terça-feira (30/06)

146

Encerrando o primeiro semestre letivo de 2020, o curso de Ciências Biológicas da Universidade Santa Cecília (Unisanta), convida alguns de seus ex-alunos de destaque para um bate-papo com o corpo docente e discente da faculdade, pela plataforma on-line Microsoft Teams. O encontro, que conta com a participação de seis profissionais bem-sucedidos formados pela Unisanta, será realizado nos dias 29 e 30/6. A conversa será direcionada aos alunos do curso e conta como atividade complementar.

Às 19h da segunda-feira, o evento se inicia com a participação do biólogo Andreth Ricardo de Oliveira, com Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade Santa Cecília e Bacharelado em Ciências Biológicas (Biologia Marinha) pela Unisanta. Andreth tratará do tema: “Trilhando o caminho da Biologia em diferentes áreas de atuação”.

O segundo e último encontro da noite do dia 29 será com o biólogo Rodrigo Rodrigues Domingues, PhD pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (Portugal). Com vasta experiência na área da ecologia molecular, Domingues tem uma atenção especial voltada à classe dos condríctios (peixes de esqueleto cartilaginoso), especialmente tubarões e raias. A conversa se inicia às 20h, com o tema: “Carreira científica: vantagens e desafios”.

Na manhã do dia seguinte (terça-feira, 30/06), a bióloga Lorena da Silva Souza é a convidada para falar sobre: “Vida acadêmica no exterior: trajetória e trabalhos realizados”, às 9h. Lorena é PhD em Gestão Marítima e Costeira pela Universidade de Cádiz (no sul da Espanha) por meio do programa de bolsas de estudo Erasmus Mundus, da União Europeia.

Às 10h, o assunto é: “O desafio da busca por oportunidades profissionais: relatos profissionais”, com a presença da ex-aluna Marina Passarelli. Doutora em Gestão Costeira, também pela Universidade de Cádiz, Marina tem experiência na área de toxicidade ambiental, especialmente em ecotoxicologia de águas continentais e marinhas. Entre os seus feitos na profissão está um estudo preliminar da viabilidade de cultivo e aplicação de anfípodes epibentônicos marinhos (pequenos crustáceos que vivem sobre o substrato, ou fundo, do mar) em ensaios de toxicidade.

No período noturno da terça-feira, os dois últimos ex-alunos deste encontro de Ciências Biológicas participarão da conversa. Às 19h, a Bióloga com mestrado em Estudo Integrado dos Oceanos pela Universidade dos Açores (no arquipélago homônimo, com sede em Ponta Delgada), Marilia Olio, vai tratar do tema: “Seguindo baleias: possibilidades de trabalho relacionadas à conservação”. Marilia é uma experiente pesquisadora e observadora marinha que atua como naturalista e guia de expedição pela Ponant, operadora de navios de cruzeiro francesa.

Às 20h, a última convidada deste encontro da Unisanta, Amanda Fernandes, se apresenta com o tema: “Trajetória profissional: da graduação para a vida acadêmica, pesquisa e conservação dos animais marinhos”. Ela é bióloga com mestrado e doutorado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Estadual de Santa Cruz (em Ilhéus, na Bahia). Além disso, com experiência em Ecologia Marinha, nas áreas de conservação e pesquisa, principalmente com tartarugas marinhas, Amanda é integrante do Laboratório de Etnoconservação e Áreas Protegidas (LECAP/UESC), da universidade nordestina em que se especializou, e pesquisadora do Instituto Ilhabela Pró-Marinho, voltado à conservação ambiental.

O Dr. Fabio Giordano, diretor do curso na Unisanta e um dos organizadores do evento, destaca a participação adicional da direção, coordenação e dos docentes de Ciências Biológicas, além da colaboração de alunos desta graduação e do Biólogo Alessandro, do Laboratório Central de Biologia (LCB-Unisanta). Giordano ainda sinaliza uma segunda edição deste encontro, com outros ilustres ex-alunos, no segundo semestre.